A cultura da manga/Prefácio

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Este livro nasceu da necessidade de apresentar um trabalho sobre a manga para a disciplina Fruticultura, ministrada no terceiro semestre do Curso Técnico em Agropecuária no atual Institutito Federal de Brasília - Campus Planaltina, DF, eterno Colégio Agrícola de Brasília, pelo Professor Antônio José Pacheco Leão.

Por mais que novos governos cheguem e queiram mudar o nome das coisas boas - na tentativa de se tornarem melhores do que são, a história não se apaga. Triste é ver que fazem isso, mas não honram o patrimônio e, muitas vezes, ao invés de manter a qualidade do que encontram para melhor aproveitarem, agem com descaso e mais prejudicam que se beneficiam. É o que está acontecendo com o colégio Agrícola, que aos poucos perde sua importância e competência produtiva. Do velho espírito, porém, do pouco que ficou, o Professor Antônio José é exemplo raro de professor que mantem a velha chama acesa.

Este trabalho é, portanto, uma homenagem ao professor e, indiretamente, a seu pai, antigo mestre do Colégio Agrícola. Nele, o leitor vai encontrar um conteúdo orientado pelo professor Antônio José e que abrange os principais tópicos importantes para o desempenho do trabalho dos Técnicos agrícolas na orientação de pequenos, médios e grandes produtos rurais. Bom estudo.