A Secretária Moderna/Características do profissional de secretariado

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< A Secretária Moderna
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Trata-se de um conceito extremamente sugestivo, pois a secretária será recrutada ao bel-prazer de quem a terá como parceira de trabalho, isto é, ela deverá possuir as qualidades de interesse unicamente pessoal de quem a está contratando.

Ser amável, atencioso, ter boas maneiras e bom nível cultural, ser eficiente, honesto, responsável, por exemplo, são características que qualquer empregador espera encontrar em qualquer profissional contratado. Esses atributos básicos fazem parte de um perfil mínimo para o bem-estar comunitário. Nenhuma empresa contrata um profissional não sociável. Para os cargos administrativos, em geral, requisito boa aparência é observado na hora da contratação, porém não vem escrito com tanta frequência nos anúncios de emprego.

Só que, para a secretária, boa aparência acaba sendo sinónimo de beleza, quando na verdade deveria ficar restrito ao que realmente significa: uma pessoa ordeiramente apresentada, dentro dos padrões das boas maneiras e etiqueta social. Assim, um atractivo da profissão, o de estar sempre bem vestida e transmitir uma aparência agradável, reforça uma característica da cultura “feminina” apontada como um privilégio da profissão de secretária.

O reflexo nela própria de ser escolhida num cargo para o qual a exigência fundamental é a boa aparência – “a aparência significativa a imagem da empresa”, segundo Schvinger, (1985) apesar da polémica, não é possível imaginar uma secretária que não se preocupe com a sua aparência. Qualquer profissional que deseje conquistar respeito profissional deve-se preocupar com a sua forma de ser e de comportar.

É preciso que a secretária crie o seu estilo. Ela é o alvo das atenções, a primeira pessoa preocupada quando se precisa de informação ou ajuda. A toda hora ela é requisitada, consequentemente, reparada.

Porque as empresas procuram secretárias com características pessoais como, comunicativas, dinâmica, organizada e com iniciativa? Primeiro não é possível imaginar uma secretária calada. Ela pode ser reservada, porém precisa ser comunicativa, pois não é possível para uma profissional que lida com pessoas não saber se comunicar com elas. Essa característica está atrelada à de “bom relacionamento interpessoal, pois a comunicação envolve aspectos psicológicos, interferindo positiva ou negativamente no processo da comunicação”. O trabalho administrativo é um trabalho árduo de organizar, muitas vezes é feito de improvisações, mas é facilitado pela mecanização, pela funcionalidade dos locais, por um pessoal adaptável, flexível e metódico.