A Idade Média na Europa – Um olhar curioso/Legados

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Legados[editar | editar código-fonte]

Como todo período histórico, não há como negar que a Idade Média também deixou coisas estupendas para as gerações seguintes.

Basta um pouco de pesquisa e vemos a semente de todas as grandes conquistas que viriam depois.

livro medieval

Com toda certeza foi uma época que sofreu de uma visão extremamente negativa por parte dos historiadores, uma vez que não há como compará-la ao Renascimento.

Mas, foi na Idade Média que se delinearam os contornos dos principais países europeus como os conhecemos hoje.

Foi durante a Idade Média que surgiram as primeiras universidades, as escolas permitiam que o aprendizado funcionasse como forma de melhoria de vida.

Nos mosteiros, o trabalho dedicado dos copistas e tradutores preservaram o legado do mundo antigo. Os estudos permitiram a organização dos conhecimentos de farmácia, botânica, etc.

As traduções trouxeram a possibilidade de estudar a sabedoria dos árabes e hindus.

estudando astronomia e geometria

Quanto não foi aprendido com as construções das imensas catedrais e castelos, as corporações de ofício, as letras de crédito (que originaram os bancos).

Coisas simplórias como os botões, o garfo, coisas básicas como o fato da autonomia política dos feudos ser a base dos modernos estados laicos, apesar de toda a influência da igreja.

A história já começou a reabilitar a Idade Média e temos certeza que, cada vez mais, novos conhecimentos vão mostrar o quanto foi rica em conhecimentos essa época.

[[1]]