Usando o Wikilivros/Imprimindo um wikilivro

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa


Translation arrow.svg Este módulo encontra-se em processo de tradução. A sua ajuda é bem vinda.

Levando-o consigo[editar | editar código-fonte]

Muitos autores de livros ajustaram-os com uma versão de impressão, uma versão em PDF ou uma coleção. Essas são ferramentas úteis para salvar um livro inteiro para o seu disco rígido ou para imprimir um livro para uso offline. Neste capítulo vamos falar sobre todas estas opções e como elas são usadas.​​

Versão de impressão[editar | editar código-fonte]

A versão impressa é uma combinação de todas as páginas do livro, carregado em uma página da web e especialmente formatado para impressão. Versões impressas de livros grandes podem demorar longos períodos de tempo para carregar no seu navegador, especialmente se você estiver em uma conexão lenta. Algumas são tão grandes que elas foram divididas em várias páginas para evitar a sobrecarga no servidor ou no navegador.

Versões impressas, diferentemente das versões em PDF, serão atualizadas automaticamente quando uma das páginas incluídas é modificada. Isto significa que uma versão impressa sempre exibirá a versão mais recente de todas as páginas do livro. Versões impressas são projetados para uma boa aparência quando impresso, mas podem não parecer boas no navegador. Para fazer a pré-visualização, use opção "Visualização de impresão" do seu navegador antes de imprimir.

Se um livro tem uma versão de impressão, normalmente haverá um aviso na página principal do livro sobre o assunto. Se não houver, provavelmente não há uma versão de impressão disponível. Se você quiser que haja uma, você pode pedir a autores para criá-la ou você mesmo pode fazê-la. Vamos discutir como fazer versões de impressão em Versões para impressão, PDFs, etc.

Versão em PDF[editar | editar código-fonte]

Alguns autores vão além e produzem uma versão em PDF do seu livro. Essas versões podem ser salvas em seu disco rígido e abertas por um leitor em PDF, como o Adobe Acrobat ou o OpenOffice.org. São um pouco mais difíceis de criar, e não tão fáceis de atualizar quando são feitas mudanças no wiki. A principal vantagem é a facilidade de salvar e a tendência a um layout muito agradável e consistente ao ler no computador ou quando impresso.

Uma vez que versões em PDF são difíceis de criar, elas podem não estar atualizadas com o texto atual do livro. Para a versão mais atualizada, você deve verificar novamente o Wikilivros para ver se houve alguma alteração.

Coleções[editar | editar código-fonte]

Wikilivros tem uma extensão especial chamado coleções. Com a extensão coleções, você pode criar grupos de páginas chamado de "coleções". Na maioria dos casos, as páginas de um único livro são usados ​​para criar essas coleções, embora não haja nenhuma regra sobre isso: Você pode escolher e misturar as páginas de vários livros juntos em uma coleção, se você quiser.

No lado esquerdo da tela há uma caixa com links em que ela diz "criar uma coleção". Os links nesta caixa pode ser usada para criar coleções de páginas, ou para carregar uma coleção salva. Vamos discutir como criar e usar coleções em mais detalhes em "O editor do Wikilivros."

Depois de ter criado uma coleção ou carregado uma, você pode ir para Especial:Colecção e ver várias opções como salva-la, baixá-la em formato PDF ou ODT ou imprimi-la pelo nosso parceiro [PediaPres]. Ele irá imprimir, encaderná-la em um livro e enviá-lo para você por um preço razoável. Uma parte das receitas provenientes destas vendas do livro vai para o WMF. Nenhum dos nossos editores obtém qualquer direito autoral desses livros, ajudando a mantê-lo com custos baixos.