Russo

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa
Catedral de São Basílio, Moscou

O idioma russo (em russo: Русский Язык - Russkiy Yazyk), é o idioma oficial da Rússia e também um dos seis idiomas oficiais da ONU. É falado também por importantes setores da população das outras nações que pertenceram à URSS. É o mais falado dos idiomas eslavos, e o sétimo entre todos os idiomas do mundo (número de falantes nativos).

O russo é uma língua eslava, da família indo-europeia. Na escrita é utilizado o alfabeto cirílico, que foi inspirado simultaneamente no grego e no hebraico. O alfabeto cirílico é utilizado também por línguas como o bielorrusso, o ucraniano, o búlgaro, o servo-croata (Sérvio, Bósnio e Croata), o romeno na Moldávia e o mongol. Tomando em conta somente o falar, as línguas mais semelhantes são o bielorrusso e o ucraniano, que são as outras línguas nacionais do grupo linguístico eslavo oriental. O vocabulário básico, a morfologia e o estilo literário foram influenciados pelo eslavo eclesiástico, língua do grupo eslavo meridional que era usada pela Igreja Ortodoxa russa. Portanto, muito do vocabulário atual literário é mais semelhante ao búlgaro do que ao bielorrusso e ucraniano. Sem dúvida, as formas do eslavo oriental permanecem nos vários dialetos, onde há casos que usam ambas as formas com sentidos ligeiramente diferentes.

Mikhail Vassilievitch Lomonossov escreveu

Carlos V, imperador, aconselhava a falar com Deus em espanhol, com os amigos em francês, com os inimigos em alemão, com as damas em italiano. Mas se Carlos V conhecesse a língua russa, diria, certamente, que em russo se pode falar com todos: com Deus, com os amigos, com os inimigos, com as damas, porque a língua russa tem a majestade do espanhol, a vivacidade do francês, a força do alemão, a leveza do italiano e, além disso, a riqueza, a expressividade e a concisão do latim e do grego.

Em russo, há seis casos declinatórios, e um sistema verbal simples, com dois aspectos verbais, imperfeito e perfeito.

Introdução[editar | editar código-fonte]

A Torre Spaskaia do Kremlin de Moscou, sob a estrela vermelha.

O Caso Nominativo e os Verbos[editar | editar código-fonte]

Sons e Letras[editar | editar código-fonte]

Gramática[editar | editar código-fonte]

Uso Cotidiano[editar | editar código-fonte]

Vocabulário[editar | editar código-fonte]

Sites Externos[editar | editar código-fonte]

Sites úteis para aprender russo:


Wikipedia
A Wikipédia tem mais sobre este assunto:
Russo
O Wikcionário possui o verbete:
Categoria:Russo.