Saltar para o conteúdo

Wikilivros:Livros/Visões do Alemão/Prefácio

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Stencil utilizado durante a oficina

Fotovoz é um método de pesquisa qualitativa utilizado em pesquisa participativa comunitária. Nessa pesquisa, os participantes utilizam a fotografia e narrativas para materializar o seu conhecimento e experiência em conhecimento acionável para a reivindicação de direitos. O fotovoz pode ser entendido também como uma ferramenta criativa com o poder de ajudar agentes de mudanças a entender as experiências vividas por comunidades desfavorecidas e dar voz a indivíduos desprivilegiados[1][2].

Decidimos realizar uma oficina de fotovoz como primeira iniciativa de uma pesquisa em Literacia de Dados voltada para o desenvolvimento de recursos educacionais para a comunidade do Complexo do Alemão. Este primeiro encontro reuniu a pesquisadora Lu Brito a equipe pedagógica da Nave do Conhecimento de Nova Brasília, com o suporte da professora de fotografia Josiane Santana. Essa iniciativa fez parte da parceira entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura do Rio de Janeiro por meio do projeto de extensão UFRJ na Ciência e Tecnologia. Nesse momento da pesquisa já havia muita clareza de que ensinar Literacia de Dados no Complexo do Alemão seria dar voz à comunidade, conscientizar, e também criar vínculos de colaboração e amizade.

Muitos meses depois da reunião mencionada, houve uma chamada do grupo de editores voluntários Wikimovimento Brasil para microfinanciamento de atividades voltadas para a disseminação da Wiki. Não houve dúvidas de que seria a nossa oportunidade de concretizar a oficina de fotovoz junto com os nossos grandes parceiros nesse projeto: ex alunos de fotografia da Nave do Conhecimento. O nosso processo de pesquisa foi suave, pois conduzido pelos próprios participantes pelos caminhos do Complexo. E contou com a energia enorme da vida real acontecendo ali, diante dos nossos olhos, entre o comércio e a arte de rua, no meio das pessoas passando apressadas para os seus compromissos. Entre a ternura e o desafio que é viver. Era o que queríamos documentar através das nossas múltiplas visões.


  1. "Photovoice: concept, methodology, and use for participatory needs assessment". Health Education & Behavior 24 (3): 369–387. June 1997. doi:10.1177/109019819702400309. PMID 9158980. 
  2. "Photovoice and empowerment: evaluating the transformative potential of a participatory action research project". BMC Public Health 18 (1): 432. April 2018. doi:10.1186/s12889-018-5335-7. PMID 29609576.