Wikilivros:Livros/Astronomia mirim/Deimos

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Deimos visto pela Viking-2 Orbiter

Fatos sobre Deimos :

  • Deimos é uma das menores luas do Sistema Solar.
  • Deimos tem um satelite chamado, assim como ele, Deimos-1.
  • A maioria das pessoas pularia para fora da zona de gravidade de Deimos.

De que tamanho é Deimos?[editar código-fonte]

Deimos é uma das menores luas do Sistema Solar, com apenas 12 km de diâmetro, cerca de 1/2 diâmetro de Fobos.

É espantoso como Deimos foi visto e identificado como uma lua, antes de Fobos. Em parte isso aconteceu, por causa de sua maior distância de Marte, o que significa que ele não estava tão ofuscado pelo brilho de Marte. A superfície de Deimos é praticamente o tamanho de uma cidade de médio porte da Terra. Ele também tem um formato muito irregular por causa do seu tamanho.

comparação entre Fobos e Deimos

Do ponto de vista de alguém em Marte, Deimos apareceria como uma estrela muito brilhante e não seria possível identificar nenhuma característica de sua superfície sem ajuda de um telescópio.

Como é sua superfície?[editar código-fonte]

A superfície de Deimos não apresenta atmosfera de nenhuma espécie. Ele é cheio de crateras dos meteoros que atingem sua superfície, assim como a Lua da Terra.

A superfície de Deimos é feita de rochas muito escuras chamadas carbonaceous chondrite, que possuem muitos elementos do carbono. Também existe água congelada na superfície de Deimos, assim como em seu interior.

Deimos tem duas crateras nomeadas, Swift e Voltaire. Swift em homenagem ao irlandês Johnathan Swift que escreveu o livro As Viagens de Guliver. Swift é a menor das duas crateras. Voltaire é para homenagear o francês, defensor da liberdade religiosa e da liberdade de expressão.

O fato de Deimos ser tão pequeno torna a gravidade em Deimos muito, mas muito pequena mesmo. Para ficar em Deimos, uma pessoa teria que ficar presa ao solo por alguma coisa senão, seria sugada para fora da lua. Se houvesse uma estrutura em Deimos construída para seres humanos, teria que ser parecida com o interior de uma estação orbital.

Deimos passando na frente do Sol como visto pela Mars Rover Opportunity

Deimos também fica com um único lado virado para Marte durante sua orbita completa. Isso significa que se você estivesse no lado de frente para Marte, veria sempre o planeta na mesma parte do céu o tempo todo. Do outro lado você jamais veria Marte no céu. Do lado onde se vê Marte, deve ser muito espetacular porque o planeta ocupa um pedaço bem grande do céu.

Uma das razões que fazem os cientistas se interessarem por explorar Deimos, é porque acham que ele era um asteroide que foi capturado por Marte há muitos milhões de anos atrás.

Quanto tempo dura 1 dia em Deimos?[editar código-fonte]

Um dia em Deimos dura 30,5 horas.

Deimos pode causar um eclipse em Marte?[editar código-fonte]

Assim como a nossa Lua fica entre a Terra e o Sol causando um eclipse, Deimos ocasionalmente fica entre Marte e o Sol. Isso é chamado trânsito, que é um termo mais apropriado do que eclipse porque Deimos é tão pequenino e está relativamente longe de Marte, que a porção do Sol que ele esconde é mínima. Alguém no solo de Marte dificilmente notaria o fato.

Deimos

Porque Deimos tem esse nome?[editar código-fonte]

Deimos (Ancient Greek Δεῖμος) é o nome do filho de Ares na mitologia grega; Ares é Marte. Deimos também é chamado pânico ou pavor. Na mitologia grega, Deimos é a personificação do pavor e junto com Fobos (medo) e outros, sempre acompanhava Ares (o deus da guerra) nas batalhas.

Como foi descoberto?[editar código-fonte]

Asaph Hall era astrônomo do United States Naval Observatory, onde ele estudava muitos planetas e objetos do Sistema Solar. Em 1877 ele descobriu ambos, Deimos e, menos de duas horas após, Fobos e as classificou como duas luas de Marte. O nome Deimos foi sugerido por Henry Madan, baseado pelo livro Ilíada, um clássico da literatura grega.