WikiRPG/O que é RPG ?

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Tabliczka DK1.svg Este texto é apropriado para usuários de nível básico.
Jeu-role.jpg

RPG é a sigla em inglês de Role Playing Game, isto é, Jogo de Interpretação, uma modalidade de jogo de entretenimento surgido nos Estados Unidos na década de 70. Neste tipo de jogo, existem dois tipos de jogadores: um dos jogadores será o Mestre, que contará uma história, onde os outros jogadores interpretarão personagens imaginários (com suas falas e ações). O Mestre então desenvolverá a história de acordo com as ações destes personagens interagindo com eles .

Ao contrário de uma peça de teatro, as ações e falas dos personagens não são predeterminadas. O jogador escolhe a ação conforme a situação, interpreta o seu personagem como se fosse seu personagem e em ações que envolvam risco ou fator aleatório, o Mestre utiliza as regras do sistema de jogo (neste caso WikiRPG) para decidir se o personagem foi bem sucedido ou não em sua ação.

Não há ganhadores ou perdedores em uma sessão de RPG: a essência é sobreviver e garantir a todos uma boa história.

Exemplo de jogo[editar | editar código-fonte]

O Mestre descreve a atmosfera da aventura aos jogadores:

Mestre: "A névoa densa que impedia ver não mais que cinco metros de distância não parecia natural, seus personagens sentem um tipo de presença mágica, como se aquilo fosse um escudo criado pela própria noite para ocultar a presença de alguém, ou alguma coisa. O frio aumenta a cada passo que vocês dão em direção à escuridão, e uma sensação de que há algo errado nesse lugar causa calafrios em cada um de vocês. À medida que continuam, a névoa se torna tão densa que já não conseguem ver as paredes das casas que estavam a sua volta. Finalmente ouvem um som abafado. Ainda não é possível saber de que direção vem, e nem a qual distância, esse som fica mais e mais alto. É o som de algo, talvez alguém se arrastando ou sendo arrastado."

Jogador 1: "Tento me localizar, ficar perto de alguma parede para não me perder, e vou em direção ao barulho, mas com cuidado."

Os outros jogadores o seguem.

Mestre: "Vocês se aproximam aos poucos, e conseguem perceber que algo a sua frente está se mexendo. Um vulto, de grandes proporções, pode ser identificado apesar de toda a névoa que cerca vocês. Todos façam um teste para ver se conseguiram se aproximar em silêncio." Todos os jogadores fazem o teste, porém um deles não passa.

Mestre: "Seja o que for o vulto que vocês viram, de repente ele para como se estivesse tentando ouvir algo. Ele aparentemente percebeu a presença de vocês, e sai em disparada no meio da névoa."

Jogador 2: "Saio correndo atrás dele!"

Mestre: "Vocês todos correm atrás do vulto, e percebem que ele não é muito rápido. Aparentemente está carregando alguma coisa, ou seria melhor dizer, que está arrastando alguma coisa enquanto tenta fugir. Em poucos instantes vocês se aproximam o suficiente para identifica-lo, e então percebem que é um Lobisomem de mais ou menos dois metros e meio de altura. Ele está arrastando um jovem, que apesar de desacordado não parece machucado."

Jogador 1 (interpretando o personagem): " Maldito, o que fez com ele?"

E assim, a sessão prossegue.

Como jogar WikiRPG[editar | editar código-fonte]

WikiRPG é um sistema de regras genérico, ou seja, pretende ter regras flexíveis o suficiente para ser adaptado para qualquer cenário, aventura ou personagem que o Mestre queira. Assim WikiRPG pode ser utilizado para aventuras medievais, espaciais, super-heróis, de horror e etc.

Para jogar WikiRPG somente é necessário que os jogadores conheçam as regras deste livro (com ênfase nas regras de criação de personagem e nas regras do jogo para o Mestre). Além deste conhecimento, cada jogador deverá ter uma cópia da Planilha de Personagem para anotar as informações relativas à seu personagem. Para o jogo em si, serão necessários dados de seis lados (quantos quiser, de preferência 3 ou mais), e outros artíficios que o mestre e os jogadores julguem necessário para sofisticar a aventura, como mapas e afins. Para como narrar aventuras, o Mestre pode ler os tópicos relacionados à Criação e Narração de Aventuras.

Como desenvolver aplicações para WikiRPG[editar | editar código-fonte]

WikiRPG é um sistema aberto de RPG, o que significa que qualquer pessoa pode alterar e acrescentar tópicos ao sistema, assim como desenvolver suplementos e afins. Geralmente cada tipo de tópico busca ter regras definidas pelos diversos autores em consenso sobre como criar e alterar os mecanismos do jogo. Leia o capítulo sobre criação de aplicações para WikiRPG e veja como colaborar.