WikiRPG/Live-action/O que é Live-Action

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Live-Action[editar | editar código-fonte]

Live-action ou ação ao vivo é uma forma diferente de jogar RPG , onde ao invés dos jogadores imaginarem os cenários e ouvirem a narração do Mestre , prepara-se um ambiente onde os jogadores realmente interpretarão seus personagens, vestindo roupas apropriadas , falando como seus personagens e interagindo diretamente com o ambiente.

O papel do mestre em um live-action é diferente do RPG de mesa. Como o cenário do jogo é físico e não imaginário, o mestre não precisa descrever o ambiente e define apenas um tema ou história geral para o live. Normalmente algo que justifique o ambiente restrito e a presença de todos os personagens em um mesmo lugar, como uma festa em uma taverna ou uma batalha decisiva se for uma ambientação medieval, um encontro de vampiros, reunião de nobres, etc. Desta forma geralmente há um ou mais mestres principais, e diversos mestres secundários (em WikiRPG Live Action é recomendado um mestre para grupos de 3 a 5 jogadores), e um número elevado de jogadores. Os mestres apenas guiam os jogadores em casos mais extremos e aplicam as regras quando necessário.

No entanto, mesmo sendo um jogo "real" , um live-action não permite em hipótese alguma contato físico ou praticar ações que venham a causar dano real em outros jogadores ou em si mesmo. Todas as vezes que for necessário o uso de contato físico, ou ações que não possam "ser efetuadas" realmente (como pular um muro), deve-se ser chamado o mestre que narrará a disputa de forma comum (como em RPG de mesa), e aplicando as regras narrará o combate e dirá quais ações foram bem sucedidas ou não. Via de regra, grupos menores ou mais coesos consentem que o toque não agresivo possa ser usado. A maioria dos toques não agressivos dependem do consentimento de outro jogador, como apertos de mão, abraços, e outros, mas grupos de jogadores mais permissivos permitem que se toque em outra pessoa para chamar-lhe a atenção, se a mesma estiver de costas e seja impossível chamar-lhe a atenção apenas verbalmente (caso o som ambiente esteja muito alto, se esteja impossibilitado de se fazer notar ou outro motivo de força maior).

Uma outra orientação muito importante é a de não utilizar armas verdadeiras, nem imitações semelhantes. Se deseja que seu personagem utilize uma espada, opte pelas de cores berrantes e obviamente artificiais, se quer que seu personagem possua uma pistola, leve uma de água que seja claramente de brinquedo. Isto diminui o risco de que a polícia interrompa seu jogo por causa de uma denúncia de alguém que não sabia se tratar apenas de um jogo.

Em geral, se opta por live actions com ênfase totalmente social, onde tudo o que os jogadores podem fazer é conversar uns com os outros, buscando alianças, acordos ou, através da troca de idéias, superar algum desafio.

Entretanto, existem live actions onde o combate é o foco principal. Em geral, estes lives têm temática medieval e o foco é o combate com espadas, onde os jogadores efetivamente usam armaduras e utilizam armas. A grande maioria destes jogos são realizados nos Estados Unidos da América e Europa. Pelas próprias características de um live, ele é mais apropriado para aventuras aonde a interpretação e conversa sejam muito importantes, mesmo neste estilo de jogo.

Wikipedia
A Wikipédia tem mais sobre este assunto:
Live action (RPG)