WikiRPG/Bestiário fantástico/Doppelganger

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Nome: Doppelganger

Mitologia: Lendas germânicas

Lenda: Segundo as lendas germânicas de onde provem, o monstro Doppelgänger é um ser fantástico que tem o dom de representar uma cópia idêntica de uma pessoa que ele escolhe ou que passa a acompanhar (como dando uma idéia de que cada pessoa tem o seu próprio). Ele imita em tudo a pessoa copiada, até mesmo sua características internas mais profundas. O nome Doppelgänger se originou da fusão das palavras alemãs doppel (significa duplo ou duplicata) e gänger (andante, ambulante ou que vaga).


Existem muitas controvérsias sobre como esta criatura misteriosa é tratada: uns dizem que ela anuncia maus agouros, enquanto outros ditam que é uma representação acentuada do lado negativo de uma pessoa. No primeiro caso, diz-se que ver o seu próprio doppelgänger é um sinal de morte iminente, pois a lenda reza que a pessoa está vendo a sua própria alma projetando-se para fora do corpo para assim embarcar para o plano astral. Em outras circunstâncias, se o doppelgänger é visto por amigos ou parentes, isso é um anúncio de má sorte ou de problemas emocionais que se aproximam. No segundo caso, há quem diga que ele assume o negativo da pessoa para tentar sobre a mesma uma influência negra, de modo a converter a pessoa a fazer coisas cruéis ou simplesmente coisas que ela não faria naturalmente. Ainda existem aqueles que especulam que o doppelgänger seja um tipo de "conselheiro" invisível para a pessoa, seja dando avisos ou implantando idéias. Dado este plano, acredita-se que o doppelgänger somente é visível para quem o tem, e mesmo em tal circunstância ele só pode ser visto espiritualmente, pois ele não se reflete em espelhos ou qualquer superfície física. Estima-se também que cães e gatos podem ver os doppelgänger dos seres humanos, embora isso seja ainda não comprovado. Em parte há quem credite o doppelgänger como sendo o polar oposto de seu dono, ou seja, se a pessoa é boa, o doppelgänger é maligno, e vice-versa.

Sistema[editar | editar código-fonte]

O doppelgänger pode ser utilizado em sistemas de fantasia e horror .Ele terá as mesmas características do personagem do qual é duplo exceto pelo fato de não possuir sombra, nem ter reflexo em espelho ou em água ,e em alguns casos um sinal diferente como olhos negros ou cabelos de coloração diferente . Em muitos casos a morte do doppelgänger traz a morte também do personagem do qual o doppelgänger é o duplo.Suas origens podem estar associadas à uma divisão da alma do personagem , uma manifestação demoníaca ou à uma criação artificial (veja neste caso Clone) .

O doppelganger não precisa ser necessariamente mal : pode também manifestar-se como o "duplo bom" de um personagem maligno. Um uso interessante que o Mestre pode fazer utilizar um PdM que pareça ser um doppelgänger de um personagem ,mas por fim o personagem descobre que ele é o doppelgänger do PdM.