Vim/Modos de operação

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Vim
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Modos de operação[editar | editar código-fonte]

Em oposição à esmagadora maioria dos editores o vim é um editor modal, a princípio isto dificulta a vida do iniciante, mas abre um universo de possibilidades imenso, pois ao trabalhar com modos distintos uma tecla de atalho pode ter vários significados, senão vejamos:

Em modo normal pressionar duas vezes a letra d...

dd

apaga a linha atual, já em modo insert ele irá se comportar como se você estivesse usando qualquer outro editor, ou seja, irá inserir duas vezes a letra 'd'.

Em modo normal pressionar a tecla 'v' inicia uma seleção visual (use as setas de direção). Para sair do novo visual <esc>, mas o vim tem, em modo normal teclas de direção mais práticas

        k
  h             l
        j

Imagine as letras acima como teclas de direção, a letra 'k' é uma seta acima a letra 'j' é uma seta abaixo e assim por diante.

Entrando em modo de edição[editar | editar código-fonte]

 a ................... inicia  o modo INSERT um caractere após o atual
 i ................... inicia o modo INSERT antes do caractere atual
 A ................... inicia o modo INSERT no final da linha
 I ................... inicia o modo insert no começo da linha

Agora começamos a sentir o gostinho de usar o vim, uma tecla seja maiúscula ou minúscula, faz muita diferença se você não estiver em modo de inserção, e para sair do do modo insert sempre use <esc>.


A tabela abaixo mostra uma referência rápida para os modos de operação do vim, a seguir mais detalhes sobre cada um dos modos.

Os modos de operação do Vim
Normal Neste modo podemos colar o que está no "buffer", uma espécie de área de transferência. Podemos ter um buffer para cada letra do alfabeto, também é possível apagar linhas, e colocar trechos no buffer. Quando se inicia o Vim já estamos neste modo; caso esteja em outro modo basta pressionar ESC. Para acessar:
<Esc>
ou
^L
Insert (Inserção) Neste modo é feita a inserção de texto, para entrar neste modo basta pressionar a tecla i de insert ou a tecla a de append. Para acessar:
i
ou
a
Visual Neste modo podemos selecionar blocos verticais de texto. É exibido um destaque visual. É uma das melhores formas de se copiar conteúdo no Vim. Para acessar (a partir do modo normal):
  • v - seleção de caracteres
  • V (maiúsculo) - seleção de linhas inteiras
  • ^V - seleção de blocos
Comando Neste modo digitamos comandos como o de salvar (:w</code) ou para ir para uma linha qualquer (:100). Para acessar:
:

Dicas[editar | editar código-fonte]

Para usar um comando do modo normal no modo insert faça:

  Control+O (comando)

Para repetir o último trecho do modo insert faça:

  i Control+a

Para inserir texto da área de transferência (caso esteja em modo insert) faça:

 Shift-insert

Para entrar em modo de edição no mesmo ponto da última edição

 gi

Para repetir uma seleção (visual)

 gv

No vim cada arquivo aberto é chamado de 'buffer' ou seja dados carregados na memória, você pode acessar o mesmo buffer em mais de uma janela, bem como dividir a janela em vários buffers distintos, veremos isso mais adiante.