Utilizador:Raylton P. Sousa/Notas/Monólogos

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Wikibooks-logo.svg Nesta página serão adicionados comentários, observações e críticas sobre o projeto e/ou temas gerais do meu interesse. Observe que tudo escrito aqui pode ser altamente parcial ou mal desenvolvido e naturalmente (assim como tudo que escrevo) é submetido a doutrina do relativismo, por isso pode mudar drasticamente com decorrer do tempo.

Por favor não edite esta página(a menos para correções simples, adição de links etc), caso tenha alguma coisa a dizer sobre o conteúdo faça-o na minha página de discussão

Os problemas do Wikilivros[editar | editar código-fonte]

Quanto a qualidade[editar | editar código-fonte]

Antes de mais nada, nós do Wikilivros(e da wikimedia), temos que entender que não estamos apenas construindo apostilas, estamos construindo educação, um novo tipo de educação, e construindo conhecimento para a posterioridade, nosso jeito de educar não lembra nem de longe escolas convencionais em que os alunos, são obrigados(ou seja: tem o direito e o dever de estudar) a estudar estando interessados ou não, nós só nos beneficiamos da parte interessada dos estudantes e ocasionalmente dos desinteressados tentando cumprir certas atividades, Enfim... Nosso desafio é fazer com que esse estudantes percebam que o Wikilivros tem qualidade, e boa parte disso não está no numero de livros ou de módulos que temos, e sim na maneira que o conteúdo é apresentado. A boa educação não é aquela que leva conhecimento a qualquer lugar, mas sim aquela que faz o estudante se interessar em aprender, pensar com sua própria cabeça, saber qual o próximo passo. Não interessa se o wikilivros tem 100000 módulos ou 1000, o que importa é a qualidade individual de cada um deles, o que devemos nos perguntar não é o quanto de módulos temos, mas sim o tanto de módulos de qualidade temos e quais dos nossos livros fazem o leitor querer continuar aprendendo.

Eu sei que temos bons livros e sei que temos bons conteúdos em livros ruins, o que falta é fazer com que tudo seja apresentado ao leitor de forma adequada.

Assim como todos por aqui em acredito muito no meu trabalho... mais que isso eu acredito no trabalho e na inteligencia coletiva, sei que temos muito o que fazer e que será difícil, mas como diria John Lennon: "Você pode dizer que sou um sonhador, mas eu não sou o único"

As ferramentas[editar | editar código-fonte]

Existem dezenas de coisas a checar antes de aceitar ou rejeitar uma edição. No então tenho percebido que apenas as mais óbvias tem sido eficientemente revertidos ou apagados. Quando tratam-se de informações aparentemente de qualidade e sem vandalismos óbvios, nem violações obvias dos direitos autorais a coisa muda. Estou ciente que atualmente existem livros inteiros que são violações de direitos autorais(o Introdução à Química por exemplo). Mas o que estive notando somente com a implementação da FlaggedRevs é que algumas informações que não se pode verificar com uma simples pesquisa no Google ficam dependendo de revisão por especialista. No entanto nunca serão revisadas pois atualmente não definimos os tipos de especialistas que precisamos(nem sequer podemos marcar alguém para olhar a página como é feito no facebook). Sendo assim é difícil corrigir possíveis erros principalmente no Wikilivros onde nomeadamente não se precisa de referencia para tudo pelo fato de ser mais uma explicação que uma definição. Teoricamente páginas sem vandalismos ou VDAs obvias devem ser aceitas. Mas não acho que devem ser assumidas como boas... deve haver um mecanismo para por essas páginas em um estado intermediário onde possa ser viabilizada a revisão de especialistas em vez de ser perdida no tempo da mesma forma que acontecia nas mudanças recentes. Há também que se repensar o uso de referências no Wikilivros, não quero transformar as explicações em definições enciclopédicas, pois notadamente o foco é outro. Mas deve-se descobrir como se pode tornar o conteúdo mais confiável. Afinal ao seu próprio passo o Wikilivros tem crescido e os novos desafios estão sendo adicionados aos antigos e esse acumulo pode prejudicar-nos de forma a estragar essa etapa tão promissora (por alguns chamados primavera acadêmica) que chega aos poucos ao Wikilivros e aos projetos Wikimedia como um todo.

Quanto a colaboração[editar | editar código-fonte]