Utilizador:Pedro Rito/Logística/Técnicas de previsão/Importância estratégica da previsão

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa



Para a maioria das organizações, um dos melhores investimentos a longo prazo é a obtenção de um sistema com uma boa capacidade de previsão, no que diz respeito aos lucros, aos serviços prestados ao cliente e à produtividade.

A retribuição do investimento tende a acontecer em menos de um ano.

Um bom sistema de previsão visa eliminar quaisquer factores que não contribuam para a criação de riqueza de uma organização, como por exemplo, a escassez ou o excesso de inventário, incomprimentos de prazos de entrega, perdas de vendas, perdas de clientes e, a longo prazo, a perda de oportunidades estratégicas. Os melhores produtores, distribuidores e organizações ligadas ao serviço distinguem-se pela qualidade dos seus sistemas de previsão.

Previsões viáveis são fundamentais para o comprimento estratégico e operacional dos objectivos estabelecidos. Estas são, na verdade, o foco central para a tomada de decisões (DeLurgio 1998, p. 4-6).

As principais vantagens de uma boa previsão de acordo com DeLurgio (1998, p. 5-6) são:

  • Maior produtividade
  • Melhora a informação financeira/operacional/estratégica
  • Estabilidade no planeamento
  • Melhora o serviço ao cliente
  • Reduz o inventário
  • Elimina os desperdícios
  • Mais flexibilidade na resposta ao cliente

De acordo com Makridakis et al. (1998), quando citado por Jessen (2009, p. 36), existem três grandes áreas do planeamento de uma empresa no qual a previsão desempenha um papel muito importante: a programação, a obtenção de recursos e a determinação das necessidades dos recursos.

Programação

A utilização viável dos recursos de uma organização requer a programação da produção, da distribuição e dos trabalhadores. A previsão do nível de procura, os materiais e o trabalho/serviço é essenial para determinar esse planeamento.

Obtenção de recursos

Os lead times para a compra de matéria-prima ou maquinismos, assim como a contratação de trabalhadores podem variar significativamente. Por este motivo, a previsão surge como um meio fundamental para determinar a obtenção dos recursos.

Determinação das necessidades dos recursos

As organizações têm que determinar qual a quantidade de recursos que querem possuir a longo-prazo, no entanto isso depende das oportunidades de mercado, de factores ambientais e do nível de inventário no momento. Estes factores necessitam de ser previstos, por forma a ser possivel tomar as decisões mais apropriadas.

É de salientar que a previsão tem um papel importante na expansão do conhecimento global das organizações e até das sociedades. Os métodos de previsão são aplicaveis em inúmeras areas, desde que ocorram fenómenos que variam com o tempo. Por exemplo, estes podem ser utilizados para estudar a procura de um produto, o sistema educativo, o sistema de saúde ou as ciências biólogas, físicas e sociais (DeLurgio 1998, p. 6).