Utilizador:Manoel-Rio/Apontamentos de literatura (1º Ano do EM)

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Arte[editar | editar código-fonte]

No nosso dicionário temos como definição para arte o seguinte:capacidade humana de aplicação prática de idéias e atividade de expressão estética de sensações e idéias.Mas, para simplificar podemos dizer que o objetivo da arte em geral é "tocar" o observador e fazer com que ele critique a sociedade a sua volta e possa adquirir mas conhecimento com sua critica,e como diz o dicionário todo ser humano tem a capacidade de pensar,ou seja,de ter idéias e expressar estas.

Um exemplo de artista é William Shakespeare,que usou das várias formas de arte para transpassar aquilo que ele sentia e pensava. 

Literatura[editar | editar código-fonte]

A literatura é uma das formas de ser expressar a arte,só que em vez de pinturas,música,etc...ela usa da linguagem verbal,palavras.Mas é importante lembrar-se que,um texto qualquer não pode ser considerado uma obra literária. Para identificar se o texto é uma obra literária é preciso observar se há função poética no texto,seja por palavras combinadas ou perceber se o autor está "tocado"com sua mensagem.

Eu-lírico[editar | editar código-fonte]

È muito comum confundir o eu-lírico com o próprio poeta,mas ambos mesmo que ligados são distintos.O eu-lírico é aquele inventado pelo poeta para expressar suas emoções,aquilo que pensa,no poema,e não ele próprio.--Lorena SG 18h56min de 16 de maio de 2009 (UTC)