Utilizador:Jorge Morais/Tomada de decisões

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Presa de decissions.png Esta é uma proposta de política para o Wikilivros.
Opiniões e melhorias nessa página são bem-vindas.

As decisões no Wikilivros são tomadas pela comunidade em uma variedade de maneiras. As ferramentas mais importantes que os wikilivristas têm para tomar decisões são o acordo e o consenso.

As decisões no Wikilivros podem ser divididas em duas categorias diferentes, dependendo da extensão em que afetam a comunidade do Wikilivros ao longo do tempo. As decisões que têm um grande efeito a longo prazo no Wikilivros são chamadas decisões de alto impacto. Se não, são decisões de baixo impacto

Seja audaz[editar | editar código-fonte]

Encoraja-se os Wikilivristas a serem audazes em fazer mudanças que vão beneficiar o projeto e a comunidade. Contudo, os wikilivristas nem sempre concordam acerca do que é melhor e então disputas podem acontecer. Quando wikilivristas têm opiniões diferentes sobre uma mesma decisão, eles devem se utilizar das ferramentas do acordo e do consenso para criar uma solução.

Decisões de baixo impacto[editar | editar código-fonte]

Decisões de baixo impacto envolvem propostas que expressam as preferências e sentimentos da comunidade acerca de temas bem menos importantes que políticas e não afetam a cultura e estrutura de longo termo do Wikilivros. Para este tipo de decisões, os Wikilivristas são encorajados a empregar múltiplos meios para a tomada de decisão, incluindo o consenso, a votação majoritária ou a opinião de um terceiro. A maneira pela qual uma disputa será resolvida deve ser acordada antes que qualquer método particular seja empregado

Exemplos de decisões de baixo impacto são:

  1. Escolher o livro do trimestre;
  2. Criar ou alterar o conteúdo, a estrutura ou o escopo de um livro em particular;

Algumas decisões de baixo impacto, como nomear um livro para livro do trimestre, já possuem seu conjunto de regras que devem ser seguidas.

Se uma decisão que afete um único módulo, um único livro ou um único projeto precisar ser tomada, usará geralmente as regras para decisões de alto impacto, a não ser quando todas as partes concordem em usar uma outra base.

Decisões de alto impacto[editar | editar código-fonte]

Decisões de alto impacto envolvem a adoção, uma grande adaptação ou a revogação das políticas que têm um efeito a longo prazo na cultura e a estrutura de Wikilivros. Estas decisões devem sempre ser tomadas através da construção de um consenso da comunidade. Tais decisões incluem:

  1. Dar as ferramentas de administrador a um Wikilivrista;
  2. Dar as ferramentas de burocrata a um Wikilivrista;
  3. Criar ou modificar as políticas do Wikilivros;
  4. Estabelecer as regras de votação das decisões de baixo impacto;
  5. Determinar se uma página contendo conteúdo amplo para eliminação.

Terminologia[editar | editar código-fonte]

Nós usaremos o termo proposta aqui para significar a mudança que está sendo discutida pela comunidade. Nós usaremos o termo discussão para significar o processo de os wikilivristas exprimirem suas opiniões e trabalharem para o acordo. Wikilivristas não "votam" em qualquer coisa, mas nós discutimos pontos, compromissos e tentamos alcançar o consenso.

Quem pode discutir[editar | editar código-fonte]

Qualquer wikilivrista pode discutir um assunto e dar sua opinião. Só é permitida uma opinião por pessoa, não uma opinião por nome de usuário. Usuários com várias contas não devem dar suas opiniões com mais de uma delas. Lembre-se: comentários são julgados por sua qualidade, não quantidade. Em caso de suspeita de que comentários estão sendo feitos de má-fé, eles podem ser rejeitados.

Como direcionar uma discussão[editar | editar código-fonte]

Cada comentário em uma discussão deve ser assinado (usando quatro tiles: ~~~~), para identificar o escritor. Aos comentários anônimos não serão dados nenhum peso ou consideração e eles podem ser removidos completamente. As discussões devem durar o suficiente para que todos os wikilivristas interessados tenham uma oportunidade de se juntar a ela. Discussões importantes devem ser publicada no Wikilivros:Diálogos comunitários ou em áreas de alta visitação. Para decisões de alto impacto, as discussões devem ser deixadas abertas enquanto se fizerem progressos em direção a um consenso.

Consenso da comunidade[editar | editar código-fonte]

O "consenso da comunidade" é um estado de coisas atingido ao se seguir um processo de tomada de decisão por consenso em geral. No fundo, o estado de "consenso da comunidade" envolve a concordância da vasta maioria dos usuários com alguma decisão. O Wikilivros não é uma democracia e uma maioria simples de eleitores não é o método comum nem o recomendado de decidir nenhuma discussão

A tomada de decisão por consenso baseia-se na atuação de boa-fé dos usuários para chegar a uma decisão aceitável em comum através da negociação e do acordo

Processo[editar | editar código-fonte]

Este é um processo passo a passo para esboçar uma discussão, e trabalhar para o consenso.

  1. Uma proposta é feita e convidada a discussão da mesma. A proposta deve ser publicada claramente de modo que todo wikilivrista interessado esteja feito ciente dela.
  2. A proposta é discutida e as primeiras objeções podem ser levantadas.
  3. Se objeções forem levantadas, elas são discutidas. A proposta pode ser modificada durante estas discussões.
  4. Uma chamada para o consenso a respeito da proposta é feita sob a forma de discussão e subseqüente medida do grau de consenso com uma enquete.
  5. Se não há objeções a proposta é aceita e um "consenso afirmativo da comunidade" foi atingido quanto a proposta.
  6. Se ainda houver objeções elas devem ser discutidas e:
    • A proposta pode ser deixada de lado. Não se chegou a um "consenso comunitário" afirmativo.
    • A proposta pode ser modificado para lidar com estas objeções e submetida a discussão novamente.
    • Uma chamada para a determinação de qualquer consenso a respeito da proposta pode ser feita, não obstante objeções. Uma chamada para esta segunda medida do grau de consenso não deve ser feita logo depois se há ainda umas objeções e deve somente ocorrer depois que discussões substantivas de boa fé da proposta e de objeções ocorreram. A comunidade pode:
      • Aceitar a proposta apesar das objeções e um "consenso afirmativo da comunidade" foi alcançado.
      • Recusar a proposta já que o consenso da comunidade não foi alcançado e repetir o processo se necessário.

Respostas dos usuários[editar | editar código-fonte]

Os usuários que não concordam com a decisão da comunidade devem aceitar a decisão e têm uma das seguintes opções abertas a eles:

  1. Propor políticas alternativas.
  2. Propor alterações a políticas já existentes.
  3. Acatar a decisão da comunidade.
  4. Se não puder acatar a decisão o usuário deve precisar reconsiderar sua futura participação no projeto.

Seguindo esta política[editar | editar código-fonte]

Encoraja-se os wikilivristas a serem audazes ao fazer alterações e são encorajados a se comprometer e trabalhar como comunidade para resolver os problemas. Não uma "maneira certa" de alcançar o consenso e os passos delineados acima dão apenas um modelo desse processo.