Utilizador:João R/Rascunhos

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Página de Rascunhos e Notas


A selecção de locais está intimamente ligada ao conceito de localização pelo que para começar é necessário conhecer a definição deste conceito e como se relaciona com a decisão da escolha de um determinado local.

Conceito de localização

A localização define-se como a posição de algo num espaço físico, sendo utilizada em termos geográficos e áreas afins, como é o caso da Engenharia Industrial onde se insere a área da logística, bastante relacionada com o conceito de localização. Associado à logística está a gestão de recursos, equipamentos e informação necessárias ao desenvolvimento das actividades de uma empresa, actividades essas que passam pelo transporte e movimentação de materiais até ao processamento de pedidos e gestão de informação.

Segundo a definição do Council of Supply Chain Management Professionals, "Logística é a parte da gestão da Cadeia de Abastecimento que planeia, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e económico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes".

Nota: falta ver referencia desta citação!!!


Em termos geográficos, a localização é determinada recorrendo-se a mapas terrestres ou coordenadas, podendo estas ser geográficas ou cartográficas. As coordenadas geográficas permitem determinar a localização de um dado ponto no globo em relação à linha do equador ou em relação ao meridiano de Greenwich, enquanto que as cartográficas permitem a localização de um ponto em concreto através de um plano cartográfico.


Em termos logísticos, a localização requer uma enorme e vasta análise podendo ser aplicada a problemas de natureza diversa, como é o caso de aeroportos, armazéns de abastecimento, fábricas, hospitais, escolas, entre muitos outros.


A selecção de locais depende à partida do tipo de instalação que se queira desenvolver, pois cada tipo de instalação tem associada a si variáveis que a caracterizam e distinguem, apesar de, no entanto todas elas apresentarem algumas em comum.


fontes desta secção:

1.http://pt.wikipedia.org/wiki/Localização

2.http://pt.wikipedia.org/wiki/Logística


Teoria da localização está inserida no âmbito do tópico??


Factores criticos, objectivos e subjectivos

Um factor de localização classifica-se como crítico, se a sua presença ou ausência é determinante para a análise de tomada de decisão da localização de uma instalação num local, como é o exemplo da disponibilidade de mão-de-obra ou a inexistência de serviços públicos. Um factor objectivo, sendo normalmente caracterizado por algo tangível, é avaliado em termos monetários, como é o caso do custo de transporte de matérias-primas ou da mão-de-obra. O contrário se passa com factores subjectivos, como por exemplo a actividade sindical ou a presença de concorrência no local, em que estes factores, apresentando traços de subjectividade e intangibilidade, necessitam de ser caracterizados por medidas do tipo qualitativo (Tompkins e White, 1984, p. 516).

Fonte utilizada para os factores abaixo: DILWORTH, James B. – Operations management: design, planning, and control for manufacturing and services. Singapore: McGraw-Hill, Inc., 1992. ISBN 978-0-07-016988-3

Factores críticos

exemplos: disponibilidade de mão-de-obra ou a inexistência de serviços públicos

Factores objectivos

  • Transporte. Devido à disponibilidade de várias modos de transporte, existe uma certa flexibilidade no transporte de diversos materiais, a um custo mínimo. A quantidade transportada de um material, por unidade de distância, varia de local para local, e com o tipo de material a ser transportado, seja ele matéria-prima ou produto final. Se uma empresa de fabricação estiver localizada perto de uma fonte de matéria-prima, esta apresenta uma localização orientada para o mesma, o que é preferível, minimizando-se assim custos de transporte. No caso de uma fábrica de papel, por exemplo, é preferível a localização da mesma perto de locais com água abundante e regiões com florestas, pois assim, será mais rentável o transporte do produto final, ao invés da matéria-prima. Por vezes, a localização de algumas operações de fabricação encontram-se perto do consumidor, nos casos em que o produto é pesado ou volumoso, facilitando assim possíveis condições de venda, como a entrega rápida ao cliente.
  • Transporte Internacional. As empresas envolvidas no comércio internacional, devem ter em conta vários aspectos relacionados com o transporte. Estas, devem começar por identificar quais os produtos a serem transportados e quais os locais de origens e destino. Dependendo do produto, vários tipos de transporte podem estar envolvidos, como é o caso dos transportes rodoviários, ferroviários, aéreos ou marítimos. Por exemplo, caso seja necessário efectuar ligações aéreas, a proximidade a aeroportos ou outros locais de passagem aérea, pode ser um factor importante para o sucesso da localização de um centro de distribuição. Por outro lado, se o transporte marítimo for o mais adequado, a empresa deve considerar a proximidade de um porto que tenha as condições exigidas pela mesma, de forma a minimizar custos de transporte.
  • Disponibilidade de trabalho e custos. Associado ao factor da força de trabalho, estão os custos de transformação de materiais, que podem apresentar uma maior importância na análise de escolha de um local, quando comparados com o transporte dos mesmos. Desta forma, empresas que empregam uma grande força de trabalho, precisam de saber se num dado local, existe ou não trabalhadores com competências e com baixos salários. O objectivo é obter-se produtividade, de acordo com o ritmo de trabalho e regras que regem o trabalho sindical desse mesmo local, daí que, estes dois factores podem ter influência sobre as preferências de localização. Assim, em locais onde exista um grande número de trabalhadores não qualificados ou semiqualificados, deve apostar-se no desenvolvimento de competências, pois este aspecto é cada vez mais importante. Locais próximos dos centros de formação técnica e de faculdades, são considerações importantes para muitas dessas empresas.
  • Disponibilidade de energia e custos. Muitas empresas, em concreto fábricas, utilizam em processos de produção, grandes quantidades de fonte de energia, como a electricidade e o gás natural. Assim, sabendo que os combustíveis estão tornando-se escassos e caros em muitos locais, a gestão destes, desempenha um papel cada vez maior na selecção das empresas de localização. De forma a garantir a implementação e possibilidade de expansão futura, é importante examinar os planos de expansão da companhia de energia.
  • Disponibilidade de água e custos. Em locais onde exista abundância de recursos hídricos disponíveis, a restrição do seu uso, está eminente a processos que requerem grandes quantidades de água, uma vez que a escassez de água tem-se tornado um problema comum em vários locais. Assim, em locais com abundância deste recurso, deve-se ter em consideração a disponibilidade de água e seus custos de tratamento.
  • Custos locais e de construção. Um custo directamente relacionado ao local de instalação, é o custo da compra do terreno e da construção da instalação. O custo por unidade de terra, hectar, varia bastante de local para local dentro de uma região, e o seu custo pode ser enganoso, pois, caso o terreno não se encontre com certas características onerosas, pode exigir maiores gastos para preparar o local e construir um edifício.