Utilizador:Facilaprendo

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Números Binários ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO BINARIA

INTRODUÇÃO- Bom se você participa de curso de informática e esta com problemas na matéria de Arquitetura de Computador para entender o assunto das somas de números binários esta aqui um artigo que pode lhe ajudar, falando sobre esta contas que aparentemente parecem complicadas, mais se você olhar bem elas não são, apenas existem uma regra fundamental para a adição e outra para a subtração. OPERAÇÕES MATEMÁTICAS-

ADIÇÃO- A adição no sistema binário é semelhante ao sistema decimal que são os números que utilizamos no nosso dia-dia para comprar,pagar, vender, olhas o relógio, entre outras funções que os números nos dar, porém o computador é uma maquina que quando feita tinha a finalidade de fazer cálculos e nela utilizamos dois números que é o (0) ausência de energia e o (1)presença de energia. O que muda é que, quando somamos 1+1, o resultado é zero (0) e vai um(1) para a próxima coluna.

EXEMPLOS- [1]A tabuada da soma aritmética em binários fica assim:

0 + 0 = 0

0 + 1 = 1

1 + 0 = 1

1 + 1 = 0 (e “vai um” para o dígito de ordem superior) 1 + 1 + 1 = 1 (e “vai um” para o dígito de ordem superior) NOTE- Soma-se as posições da direita para esquerda, tal como uma soma decimal.

SUBTRAÇÃO- A Subtração no sistema binário também é semelhante ao sistema decimal no qual também é fundamental no nosso dia-dia, porem o computador calcula somente os números 0(ausência de energia) e 1 (presença de energia). O que muda é que, quando subtraímos 0-1, o resultado será igual a 1(um) e vai 1(um) para a próxima coluna: A tabuada da subtração aritmética binária fica assim:

0 - 0 = 0

0 - 1 = 1 (“vem 1 do próximo”)

1 - 0 = 1

1 - 1 = 0

NOTE- Como é impossível tirar 1 de 0, o artifício é “pedir emprestado” 1 da casa de ordem superior, ou seja, na realidade o que se faz é subtrair 12 de 102 e encontramos 12 como resultado, devendo então subtrair 1 do dígito de ordem superior. Este algoritmo é exatamente o mesmo da subtração em decimal.


Equipe Aprenda Fácil do CETEP DE MUNDO NOVO BAHIA

  1. Arimética Binaria