Utilizador:Dcabballero

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Dados Pessoais[editar | editar código-fonte]

Nome: Madison Paz

Apelido: dcabballero

E-mail: madison.paz@gmail.com MSN: dcabballero@hotmail.com

Grau de Instrução: Graduado em ciência da computação na PUC-RS.

Softares e tecnologias que trabalha: Debian, Kurumin, OpenOffice, Apache, Samba, Blender 3D, Delphi, Lazarus, MySQL, PostgreSQL, Mambo, Joomla, PHP, Gimp.

Banco de dados que já trabalhou: MySQL, PostgreSQL e InterBase.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Meu primeiro contato com informática foi aos 9 anos de idade, quando fiz um curso de MS-DOS 4.2 e editor de textos WordStar 4.

De lá pra cá tudo o que aprendi foi praticamente como auto-didata até o término do ensino médio, onde eu fazia configuração de pc´s em geral, arrumando Windows, formatando coisas e acertando computadores pros amigos.

Passei a estudar um pouco sobre engenharia reversa e construção de jogos 2D, mas como era 1994 e a programação era em QBasic, acabei não continuando o estudo de jogos.

Continuei com o trabalho de imagens e utilizei durante muito tempo o Corel Draw e o Corel Photo Paint para contruir ilustrações diversas como freelancer, o que me proporcionou uma facilidade para construir logos e figuras.

Ingressei na faculdade de Informática e após o primeiro ano de estudo tive que mudar de cidade, tendo mudado para o curso de Ciência da Computação.

Após ingressar na faculdade, no primeiro ano na nova cidade tive o primeiro contato com linux no meu local de trabalho atual onde existia um servidor Conectiva 8 com um servidor samba instalado. Comecei meus estudos por ele instalando o apache e fazendo algumas configurações na rede local.

Me aprofundando em linux, o primeiro o qual comecei a estudar foi o conectiva 10, nas época de seu lançamento, para efetuar uma atualização do servidor e reestruturar a rede, além de coordenar uma migração para pacotes de escritório livres na empresa em que trabalho.

Reunindo conhecimentos tive contato como OpenOffice 1.1 para substituir o MS Office, o Kmail para substituir o Outlook e posteriormente Kurumin nas estações para substituir o Windows.

Conseqüência da migração, comecei os estudos no Kurumin e 4 meses depois passei a estudar Debian, que venho utilizando até então. Fiz nova atualização no servidor e hoje é um servidor Debian Sarge com apache, dhcp, mysql, samba para o gerenciamento da rede interna.

Na parte de desenvolvimento, programei um pouco em gcc, Delphi, Javascript, PHP, Java, Pascal, C++, C Builder, QBasic e mais recentemente: Lazarus.

Trabalhei desde novembro de 2004 com o software Blender, durante 9 meses e pude aprender a fazer muito sobre modelagem 3D e animação, construção de cromas e filmes em 3D.

Hoje em dia sou responsável em estudar as tecnologias de informática novas que irão ser implementadas na empresa e dar suporte ao plano de migração que está na fase de substituição dos sistemas operacionais proprietários por livres.

Me formei em Ciência da Computação em julho de 2006 e atualmente busco um tema para fazer pós ou mestrado.

Projetos atualmente envolvido[editar | editar código-fonte]

Dados Profissionais[editar | editar código-fonte]

Atualmente trabalho como administrador de uma rede média, gerenciando samba/apache/contas linux. A experiência de trabalho é em redes híbridas com máquinas desktop Windows (9x à XP) e Linux (Kurumin e Debian).

Minha experiência maior é no sistema Debian, estou aprendendo meus atuais conhecimentos de acordo com a necessidade do trabalho, não possuindo dificuldade na implantação de novas tecnologias.

Trabalho também com qualidade em gestão, em programas de gerenciamento da rotina, elaboração de planejamento estratégico, e acessoria de chefia de empresa em temas de qualidade.

Modelagem 3D em Blender 3D. Edição de fotos, criação de logotipos, edição de cromas e vinhetas para vídeo que requerem recursos 3D.

Configuração de sistemas Debian em servidores para redes locais.

Experiência em operações de migração para software livre com pacotes de escritório, executando treinamento, distribuição e confecção de material de consulta e instalação de software nas Workstations. Estou envolvido como chefe na coordenação do programa de migração para software livre na instituição em que trabalho há 3 anos, desde o início da migração.