Usando o Wikilivros/Usando um wikilivro numa sala de aula

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

Wikilivros na classe[editar | editar código-fonte]

Os livros do Wikilivros são projetados para fornecer uma alternativa de qualidade e gratuita aos tradicionais livros didáticos. Este é um grande benefício para as escolas e para os alunos que não podem arcar com livros didáticos tradicionais.

Não deve existir nenhuma surpresa, então, que alguns professores ao redor do mundo imprimam e usem o Wikilivros em salas de aula.

Os livros do Wikilivros estão geralmente em estado de construção. Os livros nunca estão "completos", porque podem ser sempre atualizados, melhorados, ampliados e reformatados. No entanto, alguns dos nossos melhores livros, como os nossos livros em destaque, são bons o suficiente para serem utilizáveis em uma sala de aula.

Encontrando um livro no Wikilivros[editar | editar código-fonte]

Encontrar um livro didático de uso livre para uma classe no Wikibooks é semelhante ao processo de encontrar um livro para usar a partir de uma editora tradicional. Primeiro, os títulos adequados devem ser encontrados a partir do catálogo. Uma vez encontrado, os livros precisam ser lidos e avaliados para ver se eles estão de acordo com os seus planos de aula. Em seguida, o livro deve ser obtido para os alunos.

Encontrar livros no Wikibooks é fácil, e isso tem sido objeto de um dos nossos capítulos anteriores. Tendo em mente que muitos dos nossos livros estão em desenvolvimento ativo, o primeiro melhor lugar para procurar um novo livro será na nossa lista de melhores livros. Estes são os livros que a comunidade do Wikilivros acredita que são da mais alta qualidade. Estes não são os únicos livros em uma condição utilizável, é claro, apenas os melhores de todos.

Livros em um estado mais elevado de maturidade tendem a ter versões para impressão, versões PDF, ou coleções. A listas de livros com estas características é visível na Categoria:Livros com versão para impressão, Categoria: Livros com versão PDF, e Categoria: Livros com Coleções Públicas.

Por outro lado, a Biblioteca permitirá que você navegue para o seu assunto particular. A maioria das páginas de assunto irá conter listas de livros deste assunto em destaque, ou que tenha versões para impressão em um dos nossos formatos padrão.

Avaliando um wikilivro[editar | editar código-fonte]

O Wikilivros tem um novo recurso de software, o "Flagged Revisions", ou "flaggedrevs". A extensão Flaggedrevs permite que cada página do site possa ser avaliada em termos de conteúdo, a sua precisão e sua cobertura. Quando olhamos para um livro, vemos se a página já tinha sido avaliado anteriormente, e se ela tem ver com o que outros usuários pensam. Obviamente, as opiniões do professor serão mais importante do que os dos estranhos aleatórios da internet, mas os comentários podem dar uma boa ideia sobre o que as outras pessoas pensam sobre as páginas, e quais as características que as outras pessoas pensam ser importantes..

Como você está avaliando o livro, fique à vontade para apresentar-se numa página de discussão de alguns comentários de seu próprio país, se você for capaz. Vamos discutir as permissões de revisor e processos em um capítulo posterior. Além disso, sinta-se livre para deixar comentários, perguntas ou comentários nas páginas de discussão associadas. Desta forma, todos os problemas que você encontra podem ser abordados e resolvidos por outros editores voluntários em um momento posterior. Lembre-se que os livros que não são perfeitos para a sua aplicação ainda podem muito bem se tornarem perfeitos para você no futuro, se você estiver disposto a escrever comentários, postar sugestões, e talvez fazer algumas edições por si mesmo.

Imprimindo e distribuindo um wikilivro[editar | editar código-fonte]

Uma vez que você tem um livro selecionado para uso em sua classe, você vai precisar de uma maneira de distribuir esse livro para seus alunos. Você poderia apenas dar-lhes a URL do livro, mas isso é uma abordagem ingênua: Basicamente, o livro poderia mudar diariamente, o que poderia fazer sua lição planejada difícil de seguir. Além disso, seus alunos poderiam estar fazendo mudanças que afetam a qualidade do material que outros alunos poderiam ver. O que você precisa fazer é obter uma versão estável do livro que você e sua classe pode confiar. Existem alguns métodos para fazer isso:

  1. Ligações permanentes: No lado esquerdo da tela (você pode precisar rolar a página para baixo para ver), há um "link permanente". Clicando-o, você será levado para uma revisão específica em vigor da página. Esta revisão é preservada no banco de dados do website e nunca é alterada. Se você acessa este link, a página vista será sempre exatamente a mesma, mesmo se as edições adicionais ou alterações são feitas.
  2. Versões PDF: Alguns livros têm uma versão em PDF pré-fabricada, que é enviado para o servidor. Esses arquivos PDF não vão mudar depois de baixados, mas eles também não irão refletir quaisquer acréscimos ou melhorias que foram feitas no livro.
  3. Coleções PDF: De uma página de coleção, o software pode criar automaticamente um arquivo PDF ou ODT para download, com base nas versões mais recentes das páginas da coleção. Isto significa que edições, adições e melhorias que você fizer serão refletidas no arquivo PDF gerado. Com uma coleção carregada, vá para Especial: Livro e clique no botão "download"
  4. Coleções Print-on-Demand: versões em PDF e links permanentes são agradáveis ​​se sua classe tem bom acesso a um computador e à internet. No entanto, às vezes é melhor ter apenas um livro impresso que os alunos possam trazer para sala de aula sem a necessidade de trazer o seu computador também. Para esses casos, o Wikilivros tem um recurso de impressão sob pedido através do nosso parceiro [PediaPress]. Com uma coleção carregada, clique em "Encomendar como um livro impresso" em Especial:Livro para solicitar uma cópia do PediaPress.

Classe e projetos em grupo[editar | editar código-fonte]

Tradicionalmente, os livros são apenas fontes estáticas de informações por escrito, de uma forma particular que não pode ser muito útil a todos os alunos de sua classe. Em vez de ensinar a partir de um livro "Morto" ou "Estático", considere o uso do Wikilivros como um recurso de aprendizagem interativa, em seu lugar. Vários grupos e classes tem usado com sucesso o Wikilivros para hospedar projetos de escrita de livro interativos. Estes projetos de classe são muito comuns no Wikilivros, e nossos membros fazem tudo que podem para incentivá-los. Estudantes de uma classe podem escrever livros para estudantes de aulas futuras, por isso é uma poderosa ferramenta para difundir o conhecimento.

Por que usar um projeto baseado no Wikilivros?[editar | editar código-fonte]

O Wikilivros se faz uma plataforma muito atraente para turmas e grupos de projetos por uma série de razões:

  1. Não é completamente isolado: dentro do Wikibooks, você está usando a internet "real", e tem a possibilidade de interagir com pessoas reais sobre ele de maneira construtiva. Estamos relativamente isolado das partes ruins da internet por causa do nosso rigoroso enfoque em objetivos educacionais. Aprender a trabalhar nos mais diversos grupos, com pessoas de outros países e culturas, é uma coisa muito boa, além de seus objetivos primários de aprendizagem.
  2. Comunidade útil: No Wikilivros, temos um grande número de editores voluntários que estarão dispostos a ajudar o seu projeto a ter êxito. Nós podemos ajudar a corrigir problemas, melhorar a formatação, e fazer sugestões úteis ao longo do caminho. Com um pouco de sugestões e feedback, você pode criar um resultado de maior qualidade do que você poderia ser capaz de outra forma.
  3. Monitoramento integrado: O MediaWiki, software que é executado no Wikilivros, tem uma série de recursos para manter o controle das pessoas e suas edições. No Wikilivros, você pode visualizar o histórico de contribuição completo de cada aluno, e determinar quando eles estão fazendo suas edições, e que qualidade cada edição individual tem. Você pode ver como os alunos estão se comunicando juntos em páginas de discussão, e você pode ver como as páginas dinamicamente melhoraram, como resultado dessas interações.
  4. Fácil de usar: A marcação wikitext no Wikilivros é relativamente pequena, mas poderosa, e a grande maioria das edições que você e sua turma vão querer fazer serão simples de implementar. O Wikitexto é muito mais fácil do que o HTML padrão, mas os dois são misturáveis se for necessário mais poder de expressão.

Escolher um projeto[editar | editar código-fonte]

Escolher um projeto para os alunos fazerem é quase tão difícil quanto fazer o projeto em si. Muitos professores subestimam o quão difícil pode ser escrever um livro completo. É uma tarefa bastante difícil! Os professores também podem subestimar a quantidade de tempo que leva para que os alunos se acostumem ao site. É importante escolher uma tarefa que os alunos sejam capazes de completar, de modo que haja um verdadeiro sentimento de realização para eles no final. Aqui estão algumas sugestões:

  1. Melhorar um livro existente: Pegue um livro que está em boas condições, e, de forma incremental, melhore-o adicionando exemplos, imagens e notas.
  2. Adotar um livro órfão: Encontre um livro que foi sub-desenvolvidos e tentar dar uma nova vida para ele. Avalie a qualidade dos materiais existentes, e escreva o seu próprio para preencher os espaços em branco
  3. Criar um novo livro: Esta é a tarefa mais difícil de fazer. Escolha um assunto no qual o Wikilivros não tenha um livro existente e escreva um. Certifique-se de planejar e tentar seguir algumas das nossas melhores práticas. Se você precisar de ajuda ou de sugestões, a nossa equipe de voluntários estará sempre pronta para ajudar.

Executando um projeto[editar | editar código-fonte]

A maneira como você gerencia um projeto pode afetar significativamente o seu sucesso. Aqui estão alguns métodos a serem considerados:

Cada aluno escreve um capítulo

Nessa situação, você vai crer que os grupos não estão funcionando até que a classe alcance seu assunto. Grupos que estão no final do livro vão fazer menos trabalho do que grupos que estão no início.

Todos escrevem os capítulos juntos

Desta forma, você pode ter sua classe inteira trabalhando no material discutido mais recentemente. No entanto, com muitas mãos trabalhando em uma única página, você corre o risco de conflitos de edição. Além disso, alguns alunos podem ficar para trás porque não conseguem encontrar trabalho suficiente para fazer, pois outros alunos estão fazendo-o primeiro.

Desta forma, você pode ter toda a sua classe trabalhando no material mais recentemente discutido. No entanto, com muitas mãos trabalhando em uma única página, você corre o risco de ter conflitos de edição. Além disso, alguns alunos podem ficar para trás porque não conseguem encontrar um único trabalho suficiente para fazer, que outros estudantes não estejam fazendo.

Cada um escreve uma característica

Cada aluno escreve uma característica individual de uma página, e toda a classe trabalha em uma única página juntos. Um recurso pode ser um exemplo, ou uma seção ou uma tabela, etc. Cada aluno/ grupo tem uma tarefa específica para ser concluída, mas as tarefas serão assimétricas.

Os alunos escrevem e revisam

Os alunos são encarregados de escrever algumas páginas ou alguns recursos, mas também são responsáveis ​​pela revisão do trabalho de outros estudantes. Isso ajuda a promover a comunicação e aumenta a qualidade geral do livro produzido. Porém, os alunos que passam mais tempo analisando do que escrevendo, pode fazer com que reduza o volume de material gerado no fim.

Os alunos tem a responsabilidade de escrever determinadas páginas ou certas características, mas também estão encarregados de revisar o trabalho de outros estudantes. Isso ajuda a promover a comunicação e aumenta a qualidade geral do livro produzido. Os alunos passam mais tempo revisando e menos tempo escrevendo, o que pode reduzir o volume do material gerado no final.

Sugestões[editar | editar código-fonte]

Aqui estão algumas sugestões:

  1. Certifique-se de que todos os grupos seguem o processo de escrita: Fazer planos, elaborar o material, editar e revisar. Edições e revisões podem continuar durante todo o projeto, depois que a elaboração inicial já esteja concluída.
  2. Não hesite em romper o processo: é uma wiki, afinal. Se você já elaborou, editou e revisou, sinta-se livre para redigir outra seção ou ajudar alguém na edição e revisão.
  3. Mantenha o controle das contribuições. Mantenha o controle das contribuições individuais do estudante. Os alunos que editam cedo muitas vezes são mais propensos a produzir materiais de maior qualidade do que aqueles que tentam despejar grandes volumes de conteúdo em uma única edição.
  4. Utilize resumos de edição. Cada edição deve ter uma descrição. O que você editar? Quanto você editou? Você quis escrever um novo conteúdo que precisa ser revisto, ou você revisou o conteúdo já existente?