Usando o Wikilivros/O que é o Wikilivros

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

O que é Wikilivros?[editar | editar código-fonte]

Wikilivros é um site dedicado desenvolvimento colaborativo de textos didáticos, onde os usuários de todo o mundo trabalham juntos para escrever livros e outros tipos de textos didáticos sobre vários temas. É um projeto da Wikimedia Foundation, operado pelo mesmo grupo de pessoas que dirigem a Wikipédia. Você pode editar esta página, e quase todas as páginas que queira, a qualquer momento. Este é o princípio básico do Wikilivros. Qualquer pessoa pode editá-lo.

História[editar | editar código-fonte]

O projeto Wikilivros (em inglês) foi iniciado em 2003, e desde então se tornou um dos maiores websites de e-books livres do mundo. Mais informações sobre Wikilivros podem ser encontradas na página de informações "Wikilivros:Seja muito bem-vindo!". No início da história do projeto, havia muitos pontos altos e baixos, mas, mais recentemente, as coisas começaram a nivelar. O Wikilivros tem um grande volume de livros sobre uma variedade de assuntos diferentes, e uma vibrante comunidade de voluntários para escrever e manter todos eles.[precisa de fontes]

Comunidade de colaboração[editar | editar código-fonte]

O Wikilivros é uma comunidade colaborativa online completamente voluntária. Muitos membros do Wikilivros são anônimos na medida em que não fornecem informações sobre si mesmos. O Wikilivros não tem um governo, nem qualquer forma de centralizada de decisão. Em vez disso, todas as decisões são tomadas pela comunidade por meio de compromisso, discussão e consenso. Todas as mudanças são implementadas por nossos trabalhadores voluntários. Vamos reiterar: qualquer um pode editar qualquer página quase sempre, muitas vezes anonimamente, e não há nenhum órgão central de gestão para manter tudo funcionando perfeitamente. Como pode-se saber a função do projeto afinal? Como podemos manter tudo funcionando perfeitamente e, ainda mais importante, fazer progressos?

O segredo é a comunidade de voluntários dedicados, uma comunidade que vamos discutir em detalhes na seção A Comunidade Wikilivros.

O que é Wikimedia?[editar | editar código-fonte]

A Wikimedia Foundation é uma fundação sem fins lucrativos que supervisiona as operações do Wikilivros, da Wikipédia, e de várias outras wikis. Algumas delas são:

O que é wiki?[editar | editar código-fonte]

A palavra "Wiki" é derivado da palavra havaiana "WikiWiki", que significa "rápido" ou "fácil". Um wiki é um programa que permite que os usuários gerem conteúdo rapidamente. Em quase todas as páginas de um wiki, haverá um botão de editar. Clicar no botão de edição permite que qualquer usuário em qualquer lugar do mundo possa modificar o conteúdo da página e/ou adicionar novo conteúdo. Alguns sites wikis restringem quem pode editar páginas, mas este não é o caso do Wikilivros (salvo raras exceções).

Wikitexto[editar | editar código-fonte]

Páginas no Wikilivros são escritas em um formato especial chamado "Wikitexto". Wikitexto é muito similar em muitos aspectos ao HTML, e várias páginas são escritas usando uma combinação de Wikitexto, HTML e CSS.

O benefício do Wikitexto é que é muito simples e rápido de escrever. Uma grande quantidade de formatação pode ser realizado com uma quantidade muito pequena de esforço. Além disso, o Wikitexto ajuda a manter padronizadas algumas características no Wikilivros, como os títulos das seções das páginas e outras formatações. A seção O Editor do Wikilivros vai dar foco ao uso de Wikitexto.

Critérios de inclusão[editar | editar código-fonte]

O Wikilivros tem critérios específicos para a inclusão de novos materiais. O nome de "Wikilivros" causa um pouco de confusão no sentido de que este projeto não permite que todo tipo de livro seja hospedado. Pelo contrário, apenas o subconjunto pequeno de textos não-literários podem ser hospedados aqui. Tradicionalmente, o termo usado foi "livro-texto", mas a indefinição do mesmo impulsionou à posição atual que especifica nossos materiais como "Livros didáticos, manuais e outros textos instrutivos". A interpretação final sobre se um determinado livro deve pertencer ou não ao Wikilivros é deixada para a comunidade.

Vale a pena notar que o Wikilivros tem consideráveis semelhanças com o projeto irmão Wikiversidade. Materiais que estão fora do escopo do Wikilivros podem muito bem ser adequados a Wikiversidade repeitando o escopo da mesma.

O Wikilivros também dá ênfase na criação de material, em oposição a simples hospedagem de material. Apesar de ser permitida a doações de alguns materiais existentes por parte de seus autores, sempre enfatizamos que o material deve ser editável.

Além disso, trabalhos históricos que estão não sejam sujeitos aos direitos autorais não deve ser colocada Wikilivros, mas devem ir para o Wikisource.