Usando o Wikilivros/Iniciando um novo livro

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Usando o Wikilivros
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Translation arrow.svg Este módulo encontra-se em processo de tradução. A sua ajuda é bem vinda.

O Wikilivros é uma coleção de livros de não-ficção de conteúdo aberto (especialmente livros didáticos). Você está contribuindo para um banco de dados livre, publicamente utilizável, de informações. Se isso não é motivo suficiente para contribuir, nós temos vários outros mais abaixo. Uma vez que você está convencido, a seção final detalha como você pode começar.

Por que Contribuir?[editar | editar código-fonte]

É livre como a liberdade[editar | editar código-fonte]

Os livros didáticos deste site são todos liberados sob uma licença de conteúdo livre. Isso significa que eles estão livres como a liberdade, para sempre. Ninguém pode impedi-lo de usar esses materiais, modificá-los ou distribuí-los. Além disso, o certificado garante que quaisquer trabalhos que são derivados a partir destes materiais estarão na mesma liberdade para modificar e distribuir, sempre.

É grátis, sem dinheiro exigido[editar | editar código-fonte]

Você realmente vai gastar dinheiro por um livro quando você pode obter o mesmo ou de similares informações de graça? Qualquer um pode acessar os livros do Wikilivros, sem nenhum custo.

O meio acadêmico atende o mundo real[editar | editar código-fonte]

Nossos livros são iniciados por pessoas que estão familiarizadas com o assunto. O conteúdo é continuamente aumentado por wikilivristas. A universidade não é como um professor solitário em busca de renda adicional, é uma comunidade de pessoas que estão lá para aprender o material da forma menos dolorosa para obter a graduação e estarem preparados para a próxima etapa. Isso significa que livros didáticos fazem sentido.

As mudanças podem ser feitas num minuto[editar | editar código-fonte]

Você nunca vai ter que esperar meses ou anos para mais uma edição sair, que incorpore as mais recentes mudanças no campo. Num minuto uma descoberta ou um avanço é feito, e o texto pode ser atualizado para refletir essa mudança.

Feedback (comentários) embutido

Cada página de livro tem sua própria página de discussão associada, onde os alunos podem perguntar uns aos outros e ajudar uns aos outros com o material. Cada página também pode receber feedback do leitor por meio de uma interface na parte inferior da página.

Acesso global a materiais educacionais

Os alunos de todo o mundo que têm acesso à Web podem encontrar informações de qualidade educacional, independentemente da situação financeira, restrições educacionais locais/regionais, ou proximidade de uma instituição de ensino.

Flexibilidade educacional

Sem limites de tempo. Você pode contribuir e usar o conteúdo em seu próprio ritmo.

Quem contribui?[editar | editar código-fonte]

Qualquer um é livre para contribuir. Uma das melhores maneiras de aprender sobre algo é ensinando-o a alguém. Desafie-se a ver o quão bem você realmente conhece o material. Este site lhe dá a oportunidade de usar e trabalhar em um livro dedicado ao assunto que você está estudando. E é grátis!

Em apenas poucos anos, e inteiramente através de esforços voluntários, a Wikipédia tornou-se uma das principais enciclopédias na web. (Wikipedia tem mais tráfego do que a Encyclopedia Britannica online!). O Wikilivros procura replicar esse sucesso no mesmo tempo.

Humanitaristas

Todo o material desenvolvido neste local é distribuído sob uma licença que garante que a informação permaneça livre para sempre. Deixe para trás um pequeno legado com cada bit que você adiciona ao projeto livro aberto. Isso é realmente sobre doar de volta para a humanidade e ajudar a si mesmo como você ajuda seus companheiros seres humanos.

Professores

Você sabe os momentos em que você poderia ter apresentado um tópico melhor do que o autor do livro que você está usando. No Wikilivros, professores têm a oportunidade de fazer uma participação ativa na forma como a informação é organizada e apresentada, e fazer uma contribuição duradoura para os estudantes em sua sala de aula e em todo o mundo.

Os professores devem também considerar fazer o desenvolvimento de um manual de um projeto de classe. Os alunos aprendem não só o assunto em mãos, mas também a arte da colaboração, e eles estabelecem contatos com outros estudantes de todo o mundo. Esta é também uma grande atividade de aprendizado para os próprios professores, em que eles podem obter informações valiosas sobre as formas que os alunos entendem o tema.