Usando o Wikilivros/Está vindo da Wikipédia?

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Usando o Wikilivros
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A Wikipédia é um projeto importante para o irmão Wikilivros, e muitos dos nossos editores começaram como wikipedistas antes de vir para o Wikilivros. Apesar das muitas semelhanças entre os projetos, semelhanças causadas especialmente pelo software relacionado, há uma série de diferenças sutis entre os dois projetos que podem confundir os wikipedistas em primeiro lugar. Este capítulo foi projetado para ser um guia rápido para os wikipedistas recebidos, para ajudá-los a entrar no clima do projeto Wikilivros rapidamente.

Livros Didáticos versus Artigos Enciclopédicos[editar | editar código-fonte]

[1]

Deve ser óbvio que um "livro" e uma "enciclopédia" sejam coisas diferentes, e online esta diferença é a mesma. Enquanto uma enciclopédia é encarregado de fornecer informações, um livro didático deve instruir o leitor, e ensinar a informação de uma forma que um leitor possa aprender. Para o mesmo tamanho de uma página, um livro didático irá conter tipicamente muito menos informação, mas muito mais explicação e instrução.

Os livros didáticos no Wikilivros também devem ser estruturados de forma similar aos livros didáticos tradicionais. Os livros têm um índice de conteúdo, e o conteúdo do livro é dividido em capítulos e, em seguida, páginas. Alguns livros podem ter apenas páginas, e não capítulos. Alguns livros vão usar outras camadas de organização, como "unidades" e "subcapítulos". Estas muitas divisões são deixadas ao critério do autor. No entanto, a parte mais importante é que os livros são organizados hierarquicamente, com o "livro" no topo da hierarquia, e a "página" ficar na parte inferior. Por causa da estrutura hierárquica de livros, bem como a natureza auto-suficiente, nossos livros didáticos tendem a usar hyperlinks menos extensivamente do que os artigos na Wikipédia fazem.

Os livros do Wikilivros podem também incluir outros componentes de um livro tradicional, tais como:

Páginas de capa[editar | editar código-fonte]

As páginas com o título do livro, uma imagem da capa, e algumas breves informações

Prefácio[editar | editar código-fonte]

Uma página, escrita pelos autores, sobre o livro

Glossários[editar | editar código-fonte]

Páginas para a definição de termos e frases usadas no livro

Apêndices[editar | editar código-fonte]

Páginas que contêm informações que são acessórios à narrativa central do livro, mas que são importantes para a compreensão adequada do material

No entanto, organização e estrutura não são suficientes para diferenciar um livro a partir de um artigo de enciclopédia. As páginas de um livro didático devem ser inter-relacionadas umas com as outras, geralmente com uma ordem de leitura pré-definida, e uma narrativa unificada que se constrói a partir de uma página para outra. Um livro não é um "macropédia", uma coleção de vários artigos de enciclopédia relacionados. Alguns livros no entanto, como o livro de receitas, são estruturados como uma coleção de páginas, embora este deva ser considerado mais uma rara exceção do que uma regra. Se um livro não tem uma ordem de leitura específica e uma narrativa central, ele deve pelo menos ser instrutivo.

"Livrificado" e Livro - Como Formatar[editar | editar código-fonte]

Muitos livros começam como artigos de enciclopédia, ou como "macropédias". Enquanto uma "macropédia" não é aceita como um livro, é comum e aceitável para alguns livros, serem estruturados como uma "macropédia" durante o desenvolvimento. Existem várias razões para isso. Em primeiro lugar, muitos livros são criados através da importação de artigos da Wikipédia para utilizar como uma base para um novo livro. Em segundo lugar, muitas vezes é mais fácil de escrever a informação a jusante primeiro e depois organizar e revisá-lo mais tarde. Escrever uma narrativa central para um livro pode ser difícil nos estágios iniciais de desenvolvimento, quando a ordem de leitura das páginas não está finalizada. "Macropédias" que estão no início do desenvolvimento serão marcados para a limpeza. "Macropédias" que são velhas ou abandonados podem ser nomeados para exclusão.

Como mencionado acima, as páginas de um livro do Wikilivros tendem a usar os links muito esparsamente. Há algumas razões para isso. Primeiro, os livros realmente precisam ser auto-suficientes. Contar com muitos links significa que seu livro não está cobrindo o material, bem como deveria. Além disso, as fontes externas não são suscetíveis a ser tão instrutivas quanto um livro didático. Em segundo lugar, tendo que seguir muitas ligações, ou seguir links em meio de uma frase, podem ser uma distração para os leitores, e pode impedi-los de seguir a narrativa do livro, e aprender as lições de forma adequada.

A criação de links vermelhos no Wikilivros, colocando colchetes ao redor de palavras comuns, como é feito na Wikipédia é improvável para criar uma ligação viável para um livro do Wikilivros existente. Convertendo esses links para apontar para Wikipédia usando uma sintaxe canalizada é mais difícil de fazer, mais difícil de manter, e faz com que o código-fonte da página fique mais difícil de editar. Além disso, ligações interwiki não são confiáveis, já que o Wikilivros não tem controle sobre se os artigos da Wikipédia são movidos ou excluídos, ou desambiguados. Tendo páginas cheias de tais ligações, podem fazer a manutenção um pesadelo.

Isso não quer dizer que os links para a Wikipédia ou para um dos outros projetos-irmão são uma coisa ruim. No entanto, use links esparsamente, e apenas direcione as pessoas para os artigos que são os mais pertinentes e mais importantes para apoiar a discussão em curso. Para incluir um link para a Wikipédia, você pode usar o modelo {{Wikipedia}}. Se você gostaria de fazer ligações para vários artigos, você pode usar uma página no final do seu livro como "Recursos", ou uma "Bibliografia", ou algo similar. Há uma abundância de lugares para colocar links para fazer referência a Wikipédia ou a qualquer outro site, mas normalmente eles precisam ser usados com moderação dentro do texto do seu livro.

Perguntas e Respostas de wikipedistas[editar | editar código-fonte]

  • Pergunta: Onde fica a Esplanada?
  • P: Onde estão os wikiprojetos?
    • R: Você pode encontrar informações sobre eles em Wikibooks: WikiProject (apenas em inglês). Outro bom lugar para começar uma discussão está no projeto Reading Room Project Page (apenas em inglês). Se você deseja trabalhar em coordenação com vários Wikilivros que são todos sobre o mesmo tema geral, veja um projeto existente listada no Wikibooks: WikiProject, criar o seu próprio Wikiprojeto, ou encontre uma página com o tema apropriado e utilize a página de discussão para continuar essa discussão.
  • P: Por que meu artigo precisa ser "des-wikificado"?
    • R: Os wikilivros normalmente não são nomeados como os artigos da Wikipédia, e um link para qualquer velha palavra provavelmente não aponta para nada. Além disso, os livros tendem a recolher a maioria dos links externos e recursos juntos em uma bibliografia centralizada. Veja Wikibooks: Dewikify (apenas em inglês) para mais detalhes.
  • P: Qual é a convenção de nomenclatura de módulo?
    • R: A página principal de um livro geralmente é chamado de "Nome do livro", enquanto as sub-páginas são geralmente chamado "Livro Nome / Sub-página", ou "Livro Nome / Capítulo / Sub-página". No Wikilivros não usamos a convenção de estilo da Wikipédia desambiguação "O Livro Nome (Nome da página)".
  • P: Quais são as políticas do Wikilivros, e o quanto eles são diferentes da Wikipédia?
    • R: Há muitas diferenças, algumas grandes, outras pequenas. Se você está interessado nas políticas, veja a lista completa de políticas do Wikilivros atuais. O Wikilivros tende a ser mais minimalista do que a Wikipedia é, portanto, a quantidade de políticas que nós temos é muito menor do que a Wikipédia, em contrapartida.
  • P: Qual é o estilo recomendado para fazer e editar módulos?
    • R: Não existe um estilo único, mas temos algumas recomendações que sugerimos para novos wikilivristas. Veja eles, mas lembre-se, estas são apenas diretrizes. Como um autor ou um editor, é dado a você muitas liberdades na concepção de seus livros. Onde os autores discordarem, você deve trabalhar no sentido de um consenso.
  • P: Quem decide o formato / layout / público / estilo / navegação / etc de um novo livro? Existe um único "caminho certo?"
    • R: Quem toma as decisões sobre um livro? Você toma! Os autores do Wikilivros recebem uma ampla gama de direitos e liberdades quando se trata de escrever livros. Pedimos que todas as páginas em um único livro sejam formatadas da mesma forma, a fim de dar ao livro unidade e continuidade. Livros diferentes têm diferentes públicos-alvos, e o estilo de cada livro deve ser adaptado para o seu público-alvo específico, de modo que diferentes livros adotam diferentes estilos.
  • P: Existem páginas de desambiguação?
    • R: Não. Há alguns páginas de redirecionamento e páginas organizacionais (como a Biblioteca e páginas de assunto), mas as páginas de desambiguação até agora são usados apenas de forma limitada no Livro de Receitas.
  • P: Eu gostaria de mover um artigo (ou artigos) da Wikipédia para o Wikilivros, a fim de trabalhar com eles aqui como capítulos de livros didáticos. Qual é a política sobre isso?
    • R: É só solicitar o artigo no WB:RFI. Em seguida, siga o modelo de instruções que serão adicionados à página importada.

Como você pode ajudar[editar | editar código-fonte]

  • Pergunta: Que tipos de tarefas de limpeza estão aí para fazer aqui no Wikilivros?
    • Resposta: O Wikilivros possui muitas das mesmas tarefas que a Wikipédia faz. As páginas podem ser categorizadas, os módulos podem ser corrigidos (editados, corrigidos, expandidos), o vandalismo pode ser revertido, duplo-redirecionamentos pode ser removidos ... e a lista continua e continua. Para obter uma lista de tarefas que você pode fazer, veja Wikilivros: Manutenção.
  • P: Como posso me envolver?
    • R: Há muitas maneiras de se envolver no Wikilivros. A maioria das discussões sobre política e estrutura podem ser encontradas no Diálogos Comunitários, onde as pessoas podem fazer e responder perguntas. Há sempre bons livros para olhar no Melhores do Wikilivros, onde a comunidade se reúne e se concentra no que os livros são considerados bons modelos para que outros livros sigam. A maioria dos nossos debates sobre o conteúdo que é recebido no Wikilivros ocorre nos Pedidos de eliminação de páginas.
  1. Obrigado