Universo em que vivemos/O Sistema Solar

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Os planetas do Sistema Solar e a Lua.

O nosso Sistema Solar é o único em que há a certeza da existência de vida — na Terra, embora hajam suspeitas de vida em outros locais como Marte e Europa (uma satélite natural do planeta Júpiter).

Atualmente existem oito planetas no sistema. Em 2005, Plutão perdeu o "título" por possuir uma órbita em outro plano, e hoje é considerado um Planeta anão.

O Sol[editar | editar código-fonte]

o sol
Foto da sonda espacial Hinode, tirada em 12 de janeiro de 2007, da superfície da estrela.

O Sol é a primeira e maior fonte de luz e calor do espaço, sua estrutura é 1 300 000 vezes maior que a órbita da terra e da lua, ou seja, é capaz de nos engolir. Alguns cientistas dizem que daqui a milhões de anos o sol vai aumentar tanto que vai engolir os planetas telúricos. O sol possui 1.392.000 km de diâmetro.

As manchas solares são lugares onde há pressão de gás que fazem com que haja interferências em ondas de rádio e aumenta totalmente o campo magnético do Sol. Essas manchas são raras, mas acontecem.

Mancha solar vista sob luz ultravioleta, fotografada pela nave espacial TRACE.

O núcleo solar e o centro do sol, é onde há mais calor e luz. Mais precisamente como o coração do Sol e é composto por 81% de hidrogênio e 20% de hélio. A luz solar como todo mundo se engana, é a cor branca dos raios solares e é a fusão das 7 cores do arco-íris, podemos ver as cores deste em um prisma refletindo a luz solar. A radiação solar é a energia emitida pelos fluxos dos raios solares, essa radiação pode matar o ser humano. O eclipse solar é um raríssimo fenômeno da astronomia cujo a lua se alinha com o sol. Esse fenômeno é denominado eclipse solar que também é chamado de grande eclipse. A heliosfera é a região onde fica o vento solar. Os raios Ultra-violeta são raios emanados do Sol, um tipo de radiação que pode ser evitada com o uso de óculos escuros. Mas não ande de óculos escuros piratas, eles não protegem os seus olhos e pode prejudicar a saúde.

Planetas[editar | editar código-fonte]

Eclipse solar total em 1999

Os planetas, são astros iluminados, pois não têm luz própria e precisam do Sol para serem iluminados, a qual permite a nossa existência. Não só isso, como também, a nossa boa distância do Sol (pois se estivéssemos mais próximos do Sol seria muito quente e se estivéssemos mais distantes seria muito frio, e em nenhum desses casos poderia existir vida no planeta terra).

O único planeta em que se sabe haver vida é o planeta Terra, mais isto não quer dizer que em outros planetas, em outras galáxias, não exista vida, estas vidas são chamadas de extraterrestres.

Mercúrio[editar | editar código-fonte]

Algumas marcas de meteoroides

Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol e o seu raio orbital é de 57 910 000. Mercúrio recebeu este nome, do Deus Hermes dos gregos, Deus dos ladrões, do comércio e mensageiro dos demais Deuses e o mais veloz entre eles, por ser também o mais veloz entre os planetas. Sua órbita é de apenas 88 dias, já sua rotação em torno de seu eixo é muito lenta, o movimento que a Terra faz em 24 horas, Mercúrio leva 52 dias para fazê-lo.

Ele tem mais ou menos uns 40% do tamanho da Terra e a sua inclinação de seu eixo é de 7 005º. Mercúrio não possui satélites naturais. O solo do planeta é muito semelhante ao solo lunar. A sua densidade equivale á 5.43 g/cm cúbicos. Mercúrio tem uma massa equivalente 3 302 x 1 023 kg entretanto. Mercúrio não está preso ao sol. Pelas fotos sabemos que mercúrio foi bombardeada por meteoros.

Vênus[editar | editar código-fonte]

Vênus em plena luz do dia às 5 da manhã de Dezembro de 2005
Sol visto da Terra.

Vênus é o segundo planeta do vasto sistema solar em homenagem a deusa romana do amor. O planeta é mais perto do sol do que a Terra e é um planeta telúrico (os mais próximos do sol). Vênus é muito semelhante a Terra, até dizem que são planetas irmãos. Até de vez em quando, Vênus pode ser visto da terra.

Vênus possui 25% de radiação solar. Sua Atmosfera é composta pelos seguintes elementos: dióxido de carbono, nitrogênio. As suas nuvens possuem: dióxido de enxofre e ácido sulfúrico Vênus gira de leste a oeste em 116 dias terrestres. Sua excentricidade é inferior há 1%. Em 16 de Dezembro de 1850, Vênus alcançou o ponto mais próximo da órbita da Terra. Vênus possui uma densa atmosfera, composta em sua maior parte por dióxido de carbono, mas parte de sua atmosfera também é composta por nitrogênio. A pressão exercida da atmosfera de Vênus é superior à da Terra 90 vezes. A radiação quase nunca chega em Vênus.

Trânsito de Vênus de 8 de Junho de 2004.

Muito raramente enxergamos Vênus pela manhã.

Terra[editar | editar código-fonte]

A Terra, nosso planeta, é um corpo celeste como milhares de outros e faz parte de algo infinitamente maior, o universo. Suas dimensões são tão vastas que apesar de todo o progresso alcançado pela astronomia e a astronáutica, o homem apenas começou a sua exploração.

As galáxias são sistemas estelares, existem três tipos de galáxias: espirais, elípticas e irregulares.

O sistema solar é formado por um conjunto de astros que giram em torno do Sol (o centro do sistema). São eles: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, satélites, planetóides, cometas, meteoros, meteoritos. Suas órbitas são tão elípticas que variam entre a massa em direção ao Sol.

Marte[editar | editar código-fonte]

É um planeta conhecido como "planeta vermelho", seu diâmetro e metade do que aterra possui. Em relação a outros planetas seu clima é ameno com verões e invernos muito frios. no seus polos são encontrados gás carbônico em calotas (gelo seco).

Júpiter[editar | editar código-fonte]

É o maior planeta do sistema solar. É aproximadamente 1300 vezes maior do que a terra. Possui uma atmosfera rica em hidrogênio e hélio, com vento de aproximadamente 500k/h.sua temperatura chega à -150 °c.

Saturno[editar | editar código-fonte]

Saturno é o sexto planeta a partir do Sol, e o segundo maior do sistema solar. O primeiro é Júpiter. É conhecido pelo complexo sistema de anéis formados principalmente por gelo e poeira cósmica e possui 53 luas conhecidas e outras nove em pesquisa.

Urano[editar | editar código-fonte]

Urano é o sétimo planeta a partir do Sol, o terceiro maior e o quarto mais massivo dos oito planetas do Sistema Solar. Foi nomeado em homenagem ao deus grego do céu, Urano, o pai de Cronos e o avô de Zeus.

Neptune.jpg

Netuno é o oitavo planeta do Sistema Solar. É gasoso e de cor azulada, suas nuvens são geladas, formadas principalmente por gás hidrogênio. Pesquisas recentes revelaram que Netuno apresenta quatro anéis a sua volta.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikipedia
A Wikipédia tem mais sobre este assunto:
Sistema Solar


The Earth seen from Apollo 17.jpg

Esta página é um esboço de astronomia. Ampliando-a você ajudará a melhorar o Wikilivros.

A página pede a colaboração de todos para mantê-la organizada. Um abraço e um Bom Estudo!