Turismo no Brasil/Rotas alternativas do Brasil

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

As rotas alternativas são aquelas pouco difundidas mas com grande valor turístico. São geralmente mais baratas que as rotas consagradas, mas também geralmente não possuem uma infraestrutura turística tão elaborada, oferecendo geralmente pousadas, casas de família e às vezes hotéis até 3 estrelas.

As rotas alternativas geralmente oferecem uma melhor relação custo/benefício, e são melhores opções de relaxamento e fonte de experiências bastante diferentes.

Lista de localidades recomendadas mas pouco difundidas[editar | editar código-fonte]

Portal do Milênio, em Boa Vista.
  • Boa Vista, capital de Roraima. Seu centro com formato radial lembra a capital francesa, Paris. Com ruas largas, arborizadas e bem sinalizadas, Boa Vista mostra-se um excelente destino para turistas de todo o mundo (ainda mais quando combinada com as belezas do campo).
  • Cachoeiras de Delfinópolis, na cidade de Delfinópolis, estado de Minas Gerais. O local possui várias cachoeiras e trilhas, em locais com infraestrutura e facilidade de acesso diversificadas. Fica vizinha ao Parque Nacional da Serra da Canastra, onde nasce o rio São Francisco, fonte de mais cachoeiras e banhos de rio. Necessário usar um carro ou caminhonete para acesso aos locais afastados.
Parque Florestal de Ibitipoca.
  • Ibitipoca, na cidade de Lima Duarte, estado de Minas Gerais. Antigo fundo de mar, bastante isolado, o local possui longas trilhas e cavernas e é ideal para aproveitar o frio do inverno, nas semanas de julho e agosto.
  • Ilha Grande, na cidade de Angra dos Reis, estado do Rio de Janeiro. Mar azul, praias intocadas, mergulho, trilhas, montanhas e aventura se misturam numa única ilha. O custo para ficar na ilha é baixíssimo.
  • Lençóis Maranhenses, na cidade de São Luís, estado do Maranhão. Um mar de dunas de areias com belas vistas. Ultimamente esta localidade tem recebido bastante turistas, e talvez em alguns anos deixe de ser uma rota alternativa.
  • São Tomé das Letras, na cidade de São Tomé das Letras, estado de Minas Gerais. Local ideal para observar o pôr-do-sol do alto da serra, visitar cavernas e cachoeiras. Grande comunidade alternativa e hippie.


Rekopis chopin.jpg Esta página é somente um esboço.
Ampliando-a você ajudará a melhorar o Wikilivros.