Trechos da Bíblia ilustrados/Trechos do Antigo Testamento

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Pintura em Meteora, na Grécia, retratando o domínio de Adão sobre os animais
A Descida das Águas do Dilúvio, de Cole Thomas
Estátua de Moisés na Basílica de São Pedro, em Roma, por Miguel Ângelo
  • "Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem, como nossa semelhança, e que eles dominem sobre os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todas as feras e todos os répteis que rastejam sobre a terra."" (Gênesis 1:26)
  • "Deus lembrou-se então de Noé e de todas as feras e de todos os animais domésticos que estavam com ele na arca; Deus fez passar um vento sobre a terra e as águas baixaram. Fecharam-se as fontes do abismo e as comportas do céu; - deteve-se a chuva do céu e as águas pouco a pouco se retiraram da terra; - as águas baixaram ao cabo de 150 dias e, no sétimo mês, no 17º dia do mês, a arca encalhou sobre os montes de Ararat." (Gênesis 8:1-4)
  • "Certo homem da casa de Levi foi tomar por esposa uma descendente de Levi, a qual concebeu e deu à luz um filho. Vendo que era bonito, escondeu-o por três meses. E como não pudesse mais escondê-lo, tomou um cesto de papiro, calafetou-o com betume e pez, colocou dentro a criança e a expôs nos juncos, à beira do rio [Nilo]. De longe, uma irmã do menino observava o que iria lhe acontecer. Eis que a filha de faraó desceu para se lavar no rio, enquanto as suas criadas andavam à beira do rio. Ela viu o cesto entre os juncos e mandou uma de suas servas apanhá-lo. Abrindo-o, viu a criança: era um menino que chorava. Compadecida, disse: "É uma criança dos hebreus!" Então a sua irmã disse à filha de faraó: "Queres que eu vá e te chame uma mulher dos hebreus para que possa criar esta criança?" A filha de faraó respondeu: "Vai." Partiu, pois, a moça e chamou a mãe da criança. A filha de faraó lhe disse: "Leva esta criança e cria-ma e eu te darei a tua paga." A mulher recebeu a criança e a criou. Quando o menino cresceu, ela o entregou à filha de faraó, a qual o adotou e lhe pôs o nome de Moisés, dizendo: "Eu o tirei das águas."" (Êxodo 2:1-10)
  • "Logo que o filisteu avançou e marchou em direção a Davi, este saiu das linhas e correu ao encontro do filisteu. Davi pôs a mão no seu bornal, apanhou uma pedra que lançou com a funda. Atingiu o filisteu na fronte; a pedra se cravou na sua testa e ele caiu com o rosto no chão. Desse modo Davi venceu o filisteu com a funda e a pedra: derrubou o filisteu e o matou; não havia espada nas mãos de Davi." (1 Samuel 17:48-50)
Estátua de Davi, por Miguel Ângelo, em Florença, na Itália
  • "Samuel disse a Saul: "Por que perturbas o meu descanso chamando-me?" Saul respondeu: "É que estou em grande angústia. Os filisteus guerreiam contra mim, Deus se afastou de mim, não me responde mais, nem pelos profetas nem por sonhos. Então vim te chamar para que me digas o que tenho de fazer." Respondeu Samuel: "Por que me consultas, se Iahweh se afastou de ti e se tornou teu adversário? Iahweh fez contigo o que tinha dito por meu intermédio: tirou das tuas mãos a realeza e a entregou a Davi, porque não obedeceste a Iahweh e não executaste o ardor da sua ira contra Amalec. Foi por isso que Iahweh te tratou hoje assim. Como consequência, Iahweh entregará, juntamente contigo, o teu povo Israel nas mãos dos filisteus. Amanhã, tu e os teus filhos estareis comigo; e o acampamento de Israel também. Iahweh o entregará nas mãos dos filisteus."" (1 Samuel 28:15-19)
  • "As palavras amáveis são um favo de mel: doce na garganta e força para os ossos." (Salmos 16:24)
  • "A glória dos astros faz a beleza do céu; ornam brilhantemente as alturas do Senhor. À palavra do Santo permanecem nos seus lugares e não se cansam de suas rondas." (Eclesiástico 43:9,10)
  • "Contempla o arco-íris e bendize o seu criador, ele é magnífico em seu esplendor. Forma no céu um círculo de glória, as mãos do Altíssimo o estendem." (Eclesiástico 43:11,12)
  • "Assim me disse Iahweh: "Vai e compra um cinto de linho e coloca-o sobre os teus rins, mas não o molharás na água." Eu comprei o cinto, conforme a ordem de Iahweh, e o coloquei sobre os meus rins. Então me foi dirigida a palavra de Iahweh, uma segunda vez: "Toma o cinto que tu compraste e que está sobre teus rins. Levanta-te, vai ao Eufrates e esconde-o lá na fenda de um rochedo." E eu fui escondê-lo no Eufrates, como Iahweh me mandara. Depois de muitos dias, disse-me Iahweh: "Levanta-te, vai ao Eufrates e retoma o cinto que eu te mandei esconder lá." Eu fui ao Eufrates, procurei e apanhei o cinto do lugar onde eu o escondera. Eis que o cinto estava estragado, não servindo para mais nada. Então a palavra de Iahweh me foi dirigida: "Assim disse Iahweh. Desta maneira destruirei o orgulho de Judá, o grande orgulho de Jerusalém. Este povo mau, que se recusa a escutar as minhas palavras, que segue a obstinação de seus corações, que corre atrás dos deuses estrangeiros para servi-los e prostrar-se diante deles: ele será como este cinto que não serve para nada. Porque, do mesmo modo como um cinto adere aos rins de um homem, assim eu fiz aderir a mim toda a casa de Israel e toda casa de Judá - oráculo de Iahweh - para que fossem meu povo, meu renome, minha honra e meu esplendor, mas eles não escutaram."" (Jeremias 13:1-11)