Tópico em Wikilivros:Plantão de dúvidas

Perpelo (discussãocontribs)

1) Como se faz se houver um termo ou terminologia em português mas se alguns dos editores-constribuidores der preferência às formas escritas com grafias exdrúxulas esdrúxulas, exemplo display ao invês de tela, monitor ou mesmo visor, ninguém fala um "a" em display, é exdrúxulo esdrúxulo e há alternativas, se uma pessoa não concordar em usar termo exdrúxulo esdrúxulo, isso dá base para poder se criar um livro à parte sem esses termos exdrúxulos esdrúxulos? É possível haver mais de um livro sobre o mesmo tema com abordagens e estilos diferentes?

2) Eu li a página do que é e a do que não é o Wikilivros, mas não diz muito, eu sei o que é uma enciclopédia, é informação descritiva, explica a constituição das coisas e sua vinculação ao mundo, à sociedade, de uma forma cronológica, eu sei o que é um dicionário, te dá o significado das palavras, mas o Wikilivro, só se diz que não é várias coisas e não te dá ideia concreta alguma do que é, dito isso eu pergunto, pois ele não explica se isso eu posso, eu quero redigir análises de software, o que tem, o que não tem, quero redigir comparativos melhores que de uma WikiVS e sobretudo técnicos pormenorizados, pois algo parecido em português nem mesmo existe, quero ajudar as pessoas a aprender o nome das funções/recursos até para saber para poder perdir ajuda e a saber que software é adequado e o porquê de ser adequado a um determinado uso, por exemplo por motivos de leveza, acessibilidade ou fluxo de trabalho, isso seria aceito? Se não for, tem algum projeto co-irmão dentro da WikiFoundation que eu possa criar esse tipo de conteúdo e ele será aceito?

3) Palavras ad hoc, autores de livros criam isso, isso não seria novidade na literatura, se alguém incluir uma, não vai estar nos dicionários, muitas vezes até palavras cotidianas não estão, se um (não necessariamente eu) incluísse e alguém pegasse birra e quizesse tirar, teria-se algum embasamento para manter-se ou retirar-se? Seria tirado? Não estou perguntando de arbitragem e bom senso em si aqui, gostaria de saber a política sobre isso, pois eu penso que não se pode esperar o bom senso se alguém quiser remover apenas por por exemplo dizer que não está no dicionário ainda que seja usado e/ou transmita o sentido que se queira que de outra forma não seria possível.

Agraceço.

Rodrigo Tetsuo Argenton (discussãocontribs)

Vamos Perpelo,

Primeiro, bem-vindo, respondendo o questionamento sobre display, às vezes o público que está lendo o livro está mais acostumado com certas terminologias, por exemplo, no livro de fotografia chamar uma lente prime ao invés de lente de distância focal fixa, faz sentido para aquele público e é aceito. Não há purismo na escrita, deve-se sim passar a informação da forma mais clara para o leitor. Se display for o termo mais utilizado, okay, viu? Okay, também é um termo gringo, mas vc entende. E já aproveitando para responder a última pergunta, se tivermos questões, não importa se de linguagem ou de conteúdo, todas as páginas têm uma página de discussão (só olhar no topo das páginas) para estabelecer um diálogo entre os voluntários envolvidos na construção do conteúdo, e assim podem chegar a um comum acordo, essa é a "política", conversar e chegar em um denominador comum. Beleza isso?

Sobre criar um outro Wikilivro só pq você não gosta do modo que escreveram... cara, eu acho que ai você está errando e deveria ter um pouco mais de reflexão. Pensa assim, você vai gastar uma energia e tempo pra produzir um conteúdo o mesmo, mas com algumas poucas palavras mudadas por uma questão pessoal? Sendo que você poderia usar mesmos recursos para expandir o conteúdo, ou criar outro livro sobre outro assunto.

Pode-se criar outro sobre o mesmo assunto? Pode, mas tem que haver uma necessidade para tal, um livro sobre astronomia para crianças, outro para jovens e adultos é justificável, criar um novo livro por, desculpa, picuinha...

Alias, falando de grafia se escreve esdrúxulo, e faz parte do nosso cotidiano corrigir certos deslizes, isso faz parte da construção colaborativa, quando você secciona o conhecimento, por exemplo, criando outros livros, você reduz o potencial de acerto, você reduz a confiabilidade do conteúdo, você aumenta o volume de erros.

Veja se isso ajuda: Wikilivros:Primeiros passos quanto ao que é o Wikilivros.

Agora, eu não entendi completamente o que quer fazer. Mas vou tentar explicar baseado no que eu entendi, e ai qualquer coisa você me corrige.

Se quiser avaliar softwares tem que haver um propósito, por exemplo, estamos em livro sobre internet, tem todo um livro explicando como funciona, história... e aí tem um capítulo que falamos sobre navegadores, podemos aqui mostrar inúmeros navegadores, confrontar as qualidades, mostrar como utilizar cada um... lembrando que se não for um software compatível com as nossas licenças, screenshots não poderão ser utilizados... Lembrando que aqui escrevemos livros, apostilas e Manuais.

Acho que é isso, me diga se lhe respondi, abraços.

Perpelo (discussãocontribs)

Obrigado por apontar meus erros, dei uma riscada neles.

Respondeu sim, agora que você falou acho que Jamais usaria termos '"gringos" num livro em português por coerência, nesse caso melhor eu não editar, vai que alguém adiciona um e aí eu ficaria sem poder fazer nada, tipo prime, seria muito frustrante se eu não pudesse começar outro do zero com mais coisas e sem termos esdrúxulos e que ninguém conhece. Ainda assim, agradeço pela resposta.

Rodrigo Tetsuo Argenton (discussãocontribs)

"deveria ter um pouco mais de reflexão"... não vou me gastar. Aqui não é espaço para desenvolver discursos xenofóbicos ufanistas.

Apotre Marcio (discussãocontribs)

Posso saber oque éxenofobico?

Responder a "Gostaria de esclarecimentos acerca destas questões"