Saltar para o conteúdo

Teoria musical/Notação musical/Compassos

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

Na notação musical, um compasso é uma forma de dividir quantitativamente em grupos os sons de uma composição musical, com base em pulsos e repousos. Muitos estilos musicais tradicionais já presumem um determinado compasso, a valsa, por exemplo, tem o compasso 3/4 e o rock tipicamente usa os compassos 4/4,12/8 ou 3/4.

Os compassos facilitam a execução musical, ao definir a unidade de tempo, o pulso e o ritmo da composição ou de partes dela. Os compassos são divididos na partitura a partir de linhas verticais desenhadas sobre a pauta. A soma dos valores temporais das notas e pausas dentro de um compasso deve ser igual à duração e definida

pela fórmula de compasso.

Pauta ou Pentagrama

São cinco linhas e quatro espaços. A pauta musical serve para escrever as partituras (feitas com notas, pausas, claves, etc.)

Linhas e espaços suplementares

São linhas que existem acima ou abaixo da pauta porque nem sempre as 5 linhas e 4 espaços são suficientes para receberem todas as notas da música e representam sons agudos (quando acima da pauta) e sons graves (quando abaixo da pauta).

Linhas de compasso
Usada para separar dois compassos.
Linha de compasso dupla

Usada

para separar duas secções da música indicando mudanças na estrutura da 
mesma, tais como o ritmo, a tonalidade, o andamento e assim por diante.
Linha de compasso tracejada

Subdivide compassos.

Barra final

Marca o fim de uma composição.