Teoria musical/Acentos

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

Acentos[editar | editar código-fonte]

Acentos indicam como notas individuais devem ser tocadas. A combinação de vários símbolos pode indicar com mais precisão a execução esperada.

Staccato

A nota é destacada das demais por um breve silêncio. Na prática há uma diminuição no tempo da nota. Literalmente significa "destacado".

Staccatissimo

A nota é mais curta ficando mais separada das demais.

Acento

A nota deve ser atacada com vigor e suavizada em seguida.

Pizzicato

Uma nota de um instrumento de corda com arco, em que a corda é pinçada ao invés de tocada com o arco.

Snap pizzicato (pizzicato Bartók)

Em um instrumento de corda indica que a corda é muito esticada longe do corpo do instrumento e solta para provocar um estalo.

Harmônica natural

Tocada em um instrumento de corda pela divisão suave da corda em frações da série harmônica. Produz um timbre diferente da execução normal.

Tenuto

Uma nota sustentada. A combinação de um tenuto com um staccato produz um "portato", ou portamento em que cada nota é tocada pelo tempo normal, como o marcato mas levemente ligada às notas vizinhas.

Fermata

Uma nota sustentada indefinidamente, tendo sua duração original prolongada ao gosto do executante. A fermata também pode aparecer sobre pausa, indicando uma suspensão, ou sobre a barra de compasso, indicando uma cesura.

Sull'arco

Em um instrumento de corda, a nota é produzida pela subida do arco.

Giù arco

Como o anterior, mas na descida do arco.

Ornamentos[editar | editar código-fonte]

Ornamentos provocam diversas alterações na altura, duração ou forma de execução de cada nota.

Trilo

Uma alternância rápida entre a nota especificada e o tom ou semitom imediatamente mais agudo, durante toda a duração da nota (forma geralmente tocada, pode variar consoante o estilo da peça. Ex: no Barroco, geralmente começa-se o trilo pela nota acima da que está escrita, e não pela nota real.)

Mordente

A execução da nota especificada seguida do semitom acima do especificado e a volta à altura normal, durante o valor da nota Equivale a tocar três notas ligadas no tempo do valor da nota. Na forma da figura é chamado de mordente superior. Quando cortado por uma linha vertical, o semitom inserido na nota é abaixo da nota normal e o mordente é chamado de inferior.

Grupetto

O grupetto é uma figura(ornamento musical) que se parece com um "S" deitado, que transforma a execução da nota marcada como se fosse um mordente superior e um inferior nesta ordem, de acordo com a duração da nota. Sua execução é feita tocando-se a nota acima da marcada, seguindo com a nota marcada, a nota abaixo da marcada e então a nota marcada novamente. O tempo da execução do grupetto deve ser o mesmo tempo da nota marcada.

appoggiatura

A primeira metade da duração da nota principal é tocada com a altura da nota ornamental.

acciaccatura

Semelhante à appoggiatura, mas a nota ornamental é tocada muito rapidamente e não chega a "roubar" metade do tempo da nota principal.

Marcas de pedal[editar | editar código-fonte]

Marcas de pedal usadas pelos pianistas.

Inicia pedal

Indica ao pianista que pise no pedal de sustentação.

Libera pedal

Indica ao pianista que solte o pedal de sustentação.

Marca de pedal variável

Denota o uso freqüente do pedal de sustentação. A linha inferior indica que o pedal deve permanecer abaixado por todas as notas em que ela se encontra. As marcas em V invertido indicam que o pedal deve ser liberado brevemente e apertado novamente.

Repetições e codas[editar | editar código-fonte]

Tremolo

Uma nota repetida rapidamente. Se a marca está entre duas notas então elas devem ser alternadas rapidamente.

Marcas de repetição ou rittornello

Delimitam uma passagem que deve ser tocada mais de uma vez. Se não houver uma marca à esquerda, a marca à direita faz retornar para o início da música.

Simile

Indica que os grupos precedentes de compassos ou tempos devem ser repetidos.

Chaves de volta

Denotam que uma passagem repetida deve ser tocada de forma diferente a cada vez. A chave 1 é tocada antes da repetição, o trecho anterior é repetido e quando chega novamente ao mesmo ponto, a execução passa para a segunda chave. Pode haver variações para uma terceira repetição e assim sucessivamente.

Da capo

Indica que o músico deve repetir a última parte. Em obras extensas, freqüentemente indica voltar ao início da peça. Se seguido por al fine indica que a música só deve ser repetida até a marca fine. Se for seguida por al coda a música deve ir até a marca de coda (ver abaixo) e pular para o trecho final.

Dal segno

Indica que a execução deve ir para o segno mais próximo. É seguido por al fine ou al coda, da mesma forma que da capo.

Segno

Marca usada com dal segno.

Coda

Indica um pulo para a frente na música até a passagem final, indicada pelo mesmo sinal. Só é usada depois que a música já foi executada uma vez e uma indicação D.S. al coda ou D.C. al coda foi seguida.

Oitavas[editar | editar código-fonte]

Ottava alta

Ou oitava acima. Notas abaixo da linha pontilhada são tocadas uma oitava acima do escrito.

Ottava bassa

Ou oitava abaixo. Notas abaixo da linha pontilhada são tocadas uma oitava abaixo do escrito.

Quindicesima alta

Notas abaixo da linha pontilhada são tocadas duas oitavas acima do escrito.

Quindicesima bassa

Notas abaixo da linha pontilhada são tocadas duas oitavas abaixo do escrito.