Ajuda para a criação de posts semanais

Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h24min de 17 de agosto de 2016


Para ser mais sincero, se bem que eu acho que para quem tem experiência com PHP, de uns 5 anos ou mais, acharia até fácil fazer isso... Mas vamos ver outra alternativa...

Sites para publicação que coletam feeds[editar código-fonte]

Outra alternativa que não depende de pedidos de aprovação de extensões, é usar um serviço tipo twitterfeed.com , dlvr.it (verifiquei e suporta Twitter e Facebook), etc. (achei mais alternativas em: http://alternativeto.net/software/twitterfeed/) , e passar um Atom com as mudanças recentes que desejamos publicar, e pronto! Nesse caso você mesmo já pode fazer isso. É só criar uma conta lá, e ter autorização para publicar no portal Wikilivros do Facebook.

O que achei mais interessante divulgar (opinião pessoal):

  • Melhor livro.
  • Melhor capítulo.
  • Melhor página.
  • Melhor imagem.
  • Melhor editor. (Motivo? Porque acredito que o trabalho mereça maior destaque do que um único indivíduo...)

Feeds:

Conteúdo da divulgação[editar código-fonte]

Mas se você está apenas interessado em discutir o conteúdo da divulgação a publicar manualmente, no Facebook, aí é outra coisa.

Critério de seleção[editar código-fonte]

Se quer minha opinião sobre isso, acho que divulgar os livros escolhidos como os de melhor qualidade está bom. Colocar o título do livro na publicação, uma imagem bem interessante sobre a novidade (quando é mudança), ou mesmo só a imagem da capa. No mais, uma breve descrição do livro ou da mudança.

Visual[editar código-fonte]

Minha sugestão para o visual é simples, é semelhante ao que publicaram em https://www.facebook.com/wikibookspt/posts/283615958445608 , mas com algumas diferenças: deixem o texto fora da imagem (porque é indexada, e ajuda pessoas com deficiência a identificar o conteúdo). Mas vai depender se o Facebook suporta HTML... (não sou muito usuário de Facebook...)

Ex.:

O que você sabe sobre o Antigo Egito?

Tem curiosidades para saber mais visite

Mistérios do Egito Antigo para curiosos


WIKILIVROS

LIVROS ABERTOS PARA UM MUNDO ABERTO

Guiwp (Discussão)11h31min de 31 de agosto de 2013
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h24min de 17 de agosto de 2016

Sim, é para fazer manualmente, mas acho melhor fazer destaques em módulos, ou capítulos, pois não temos tantos livros assim, que acham?

Rodrigo Tetsuo Argenton (Discussão)19h24min de 10 de setembro de 2013
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h24min de 17 de agosto de 2016

Quando você disse módulo se referia a somente uma página dentro de um livro?

Além disso, tentem divulgar mensagens tipo:

  • Para pessoas que gostam de livros didáticos: "Você não tem vontade de criar um livro? Um livro didático? Agora é sua chance! Venha para comunidade http://pt.wikibooks.org , uma comunidade...".
  • Para manifestantes ou professores que reclamam da educação (mais apelativo): "Ajude o país a melhorar sua educação! Venha participar, faça alguma coisa por esse país! Venha para...".
  • ...

Hehe, tem que usar a criatividade! rs

Guiwp (Discussão)19h57min de 10 de setembro de 2013
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h24min de 17 de agosto de 2016

É, coisa simples, uma receita curta, tem que ser algo legal e rápido, sei lá, "sabia que Guten Morgen! é "bom dia!", quer saber mais, leia o livro", esse exemplo é meramente ilustrativo, mas é algo assim, que eu pensei que daria para fazer, o restante das mensagens, sim, têm que existir, mas têm que ser ínfimas em comparação ao conteúdo, pois o papel é deixar o nome Wikilivros presente no cotidiano das pessoas e divulgar o nome, para que assim venham, essas mensagens que falou é muito messiânica, não bom.

Rodrigo Tetsuo Argenton (Discussão)19h19min de 11 de setembro de 2013
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h24min de 17 de agosto de 2016

Vê se divulga o projeto no twitter também (não vi nenhuma wikibooks no twitter).

De qualquer forma vou continuar procurando alguma coisa para ajudar na divulgação das atualizações do livro, pois de certa forma tem que ser automático, ninguém iria ter temo para notificar detalhe por detalhe das atualizações. Mas isso daí vejo com o Helder e o Raylton os detalhes mais técnicos de como isso poderia ser (tipo, incluir só atualizações que acrescentam seções, e que incluam um sumário).

Bom trabalho aí, qualquer coisa aparece aí! :)

Guiwp (Discussão)20h43min de 11 de setembro de 2013