Parâmetro na predefinição parcial

Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h27min de 17 de agosto de 2016

Na verdade não fiz uma leitura minuciosa. Mas percebi que o conteúdo é muito promocional (da ultima vez que olhei) e com argumentos muitos rasos. A exemplo do centralismo na carne que cavalo. Que é um dos argumentos menos usados pelos ativistas mais sérios do veganismo. O veganismo se fundamenta principalmente em argumentos:

  • Filosofia: Antiespecismo
  • Religião: O fato de alguns animais ou todos animais serem considerados sagrados em algumas religiões (budismo, hinduísmo etc)
  • Ambiental: O fato da carne ter um custo ambiental muito mais alto que os vegetais para serem produzidos (muitos mais água e terras, além do consumo de vegetais (pelos animais) que já tem certo custo)
  • Saúde: Esse é o mais fraco dos argumentos que supões que as pessoas são mais saudáveis comendo carne, geralmente é baseado no medo etc. E torna-se praticamente nulo considerando o numero de aditivos que é adicionado aos vegetais de grande circulação e a presença de pesquisa contrarias em ambos os lados. Quando defendo o veganismo eu nunca uso esse argumento.

No entanto o título "os malefícios do carnivorismo", além de ser sensacionalista, é errado por chamar os não veganos de carnívoros. O que é considerado ofensivo, uma vez que todos somos onívoros e que os que pejorativamente são chamados de carnívoros são os que exercem suas possibilidades alimentares plenamente e não os que comem carne (carnívoros).

A parcialidade do texto reside também no fato de não apontar os argumentos contrários ao veganismo.

Agora falando de sugestão, eu recomendaria em vez de tentar defender exaustivamente o tema que tentasse criar uma tutoria sobre como ter uma dieta vegana saudável. Poderia entrar também um texto sobre como cultivar seu próprios vegetais etc. E como citou, lembrar da atenção com a má distribuição dos nutrientes em uma dieta vegana( nomeadamente vitamina b12).

Recomendo que acesse:

Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D18h53min de 1 de fevereiro de 2014
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h27min de 17 de agosto de 2016

Antes de tudo Raylton, você tem que ter ideia que esse documento tem que ser melhorando, e melhorado não só por uma pessoa...

Citação: Raylton escreveu: «centralismo na carne que cavalo»

Mas o prof. colocou isso só no primeiro parágrafo, não existem colocações ou ênfase só nesta parte do texto...

O fato ambiental pelo que me lembro, nem foi colocado no texto, eu tenho lido alguns documentos que falam sobre isso, e é muito importante. Também pensei nisso, mas preferi primeiro melhorar o texto aos poucos.

Citação: Raylton escreveu: «Esse é o mais fraco dos argumentos que supões que as pessoas são mais saudáveis comendo carne, geralmente é baseado no medo etc»

Isso eu não vi no texto, poderia indicar o parágrafo?

Citação: Raylton escreveu: «E torna-se praticamente nulo considerando o numero de aditivos que é adicionado aos vegetais de grande circulação e a presença de pesquisa contrarias em ambos os lados.»

Mas nessa parte eu tenho que discordar, o prof. deixou boas observações, pois veja que não é só nos "aditivos" que o texto foca, veja por exemplo a parte que menciona os vermes (são vários vermes existentes em diversas carnes de todos os tipos). E veja por outro lado também, os aditivos para conservar um ou outro podem ser muito diferentes de um para outro Raylton, por exemplo, não se usa os mesmos tipos de aditivos para manter estes diferentes alimentos, e alegar que são os mesmos, não é muito inteligente. Outra coisa muito relevante também, é o tempo de conservação natural de um alimento de base animal e de base vegetal.

A vacina... Outra coisa, na criação de animais para abate, estes devem ser vacinados obrigatoriamente e regularmente, coisa que já implica em infecções e outras coisas advindas da vacinação. Você já viu um vegetal ficar gripado? rs

Também existem pesquisas que comprovam (já citado no próprio texto) coisa que não tem nada a ver com aditivos, veja a pesquisa divulgada pela Kathy Freston.

Citação: Raylton escreveu: «A parcialidade do texto reside também no fato de não apontar os argumentos contrários ao veganismo.»

Agradeço seu comentário, mas eu de certa forma não posso adicionar muito conteúdo que compactue com o carnivorismo, aliás, nem posso, principalmente porque o lado espiritual e ético pode valer muito mais para algumas pessoas do para outras (que é o meu caso).

Bem, talvez seja melhor não criar estes textos no Wikilivros, alias, não encontro muita ajuda aqui também...

Guiwp (Discussão)20h06min de 1 de fevereiro de 2014
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h27min de 17 de agosto de 2016

Não Gui! Quando fiz a listinha quis exemplificar os argumentos mais comuns para pular o seu centralismo no lance dos cavalos e saúde em geral.

Falei que são os principais argumentos que fundamentam o veganismo. Não que seu texto os usava. Alias, foi uma sugestão de argumentos que você pode usar para tornar o texto menos promocional.

Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D01h55min de 2 de fevereiro de 2014