Sistemas Sensoriais/Apêndice

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Sistemas Sensoriais
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Espectro[editar | editar código-fonte]

Se um feixe de luz atravessar um prisma, um espectro de cores irá formar-se na outra extremidade do prisma, desde o vermelho ao violeta. O comprimento de onda da luz vermelha encontra-se entre os 650nm e os 700nm, enquanto a luz violeta está entre 400nm e 420nm. Esta é a gama de comprimentos de onda de radiação Eletromágnética detetável pelo o olho humano.

Espectro de cores produzido por um prisma.

Modelos de Cores[editar | editar código-fonte]

O Triângulo da cor é frequentmente utilizado para ilustrar o efeito da mistura de cores. Esta figura compreende todo o espectro visível e apresenta um ponto branco no meio do triângulo. Dada a propriedade aditiva de combinação das cores vermelha (700nm), verde (546nm) e azul (435nm), todas as cores podem ser produzidas misturando estas três cores.

O triângulo das cores RGB (red-green-blue, ou vermelho-verde-azul).

História do livro Sistemas Sensoriais[editar | editar código-fonte]

Este Wikibook foi iniciado por estudantes de engenharia no ETH Zurich, como parte da disciplina 'Simulações Computacionais de Sistemas Sensoriais' (em inglês Computational Simulations of Sensory Systems). Esta disciplina, combina fisiologia com ênfase nos sistemas sensoriais, programação e processamento de sinais. Existe uma grande quantidade de informação sobre estes tópicos na internet e na literatura, mas existe uma falta clara de um texto ou livro organizado que combine estes três tópicos. É necessária uma visão global e estruturada dos sistemas biológicos sob a perspetiva da engenharia, sendo esse o objetivo que este livro se propõe a alcançar. O livro inicia-se com o Sistema Visual, focando nos aspetos biológicos e fisiológicos, porque tal será contabilizado para a avaliação final da disciplina. As restantes componentes, relacionadas com programação, são avaliadas em outras atividades. É o desejo dos autores que, eventualmente, a informação relativa à fisiolgia/biologia, processamento de sinal e programação seja adicionada a cada um dos sistemas sensoriais. Além disso, existe a esperança de que sejam adicionadas mais secções que expandam o livro em áreas inicialmente não consideradas, mas igualmente relevantes.

O título original do Wikibook, Máquinas Biológicas, dava ênfase aos aspetos tecnológicos dos sistemas sensoriais. Contudo, à medida que o Wikibook evoluiu, tornou-se uma análise global dos sistemas sensoriais, com um foco adicional nos aspetos técnicos destes sistemas. Este objetivo, fica melhor representado com o título Sistemas Sensoriais, o novo título desde Dezembro de 2011.

Em 2015, o conteúdo tornou-se demasiado extenso para a estrutura original. Os temas "Implantes Neuro-sensoriais" e "Modelos Computacionais" tornaram-se capítulos separados, e a parte sobre "Não-primatas" foi dividida em "Artrópodes" e "Outros animais".