Russo/Caso nominativo

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Caso Nominativo: Breve Introdução.

§  Vocabulário  §[editar | editar código-fonte]

Мужчина Homem
     Женщина      Mulher
Девушка Moça
Гуляет Passeia
Спит      Dorme     
Читает
Инженер Engenheiro
Красивая Bonita

Em russo, o caso nominativo é aquele que indica a forma inicial de uma palavra, somente com o sujeito realizando determinada ação, sem que haja um complemento.

O homem caminha/passeia.
A mulher dorme.
A moça .

Мужчина гуляет.
Женщина спит.
Девушка читает.

Repare que em russo não existem artigos, a palavra é escrita diretamente, e pode ter, ou não, um artigo subentendido. (Мужчина - O homem/homem) (Женщина - A mulher/mulher)

No caso nominativo, também está presente a situação quando apresenta-se a qualidade de algum indivíduo, sendo que um adjetivo ou substantivo pode acompanhar o sujeito.

Boris é engenheiro. (substantivo)
Anna é bonita. (adjetivo)

Борис - Инженер.
Анна - Красивая.

Em russo, o verbo SER é raramente usado no presente, portanto, quando indica-se qualidade, deve-se usar um traço entre o sujeito e a qualidade.

Os adjetivos também podem estar presentes no caso nominativo:

A bela garota passeia.
Красивая девушка гуляет

Concluindo, o caso nominativo é aquele que um sujeito, que pode ser acompanhado de adjetivo, realiza uma ação, através de um verbo, e que não necessita de complemento.

Por exemplo:

1. A bela moça lê.
2. A bela moça lê o livro.

Repare que a primeira oração está no caso nominativo, pois o sujeito realiza uma ação, sem complementos, a bela moça simplesmente está lendo, porém, a segunda oração já não está no caso nominativo, pois a bela moça está lendo um livro, ou seja, o livro está sofrendo uma ação da moça, e a partir do momento que o complemento (livro) sofre uma ação (ser lido), a oração já não está mais no caso nominativo.