República Popular da China/Natureza
A República Popular da China é o terceiro ou quarto maior país do mundo em extensão territorial, dependendo do critério de medição adotado. Se localiza no leste da Ásia. A porção leste do país é constituída por uma grande planície fértil, cortada por grandes rios, como o Rio Azul e o Rio Amarelo. Ao norte, tal planície é ocupada por florestas de pinheiros e o clima é temperado, com invernos frios e secos e verões quentes e úmidos. Tigres-siberianos, lobos, ursos, antílopes e cervos povoam essa região. Ao sul, a planície é ocupada por florestas tropicais ou subtropicais, com invernos amenos e secos e verões quentes e úmidos. Tigres e gibões povoam essa região.
O limite entre as regiões norte e sul do país é marcado pelo Rio Azul, o mais extenso rio asiático. O Rio Azul possui uma fauna peculiar, com golfinhos-lacustres-chineses (quase extintos, porém) e jacarés-da-china.
A oeste, o clima é desértico. No norte, na fronteira com a Mongólia, se localiza o Deserto de Gobi. No extremo oeste, se localiza o Deserto de Taclimacã. Em ambos os desertos, vive o camelo, que é um animal nativo da região, mas cuja população encontra-se quase totalmente domesticada. No sudoeste, se localiza o Planalto Tibetano. Leopardos-das-neves povoam essa região. Na borda sul desse planalto, na fronteira com o Nepal, se localiza o ponto mais alto do globo terrestre: o Monte Evereste, com 8 850 metros de altitude.
O animal mais famoso da fauna chinesa, o panda-gigante, vive na região central do país. É um animal endêmico do país, isto é, só existe na República Popular da China. Por esta razão, é considerado um símbolo nacional.
-
Jacaré-da-china (Alligator sinensis) no zoológico de Pequim
-
Rio Amarelo cortando a cidade de Lanzhou
-
Deserto de Gobi
-
Camelo (Camelus bactrianus)
-
Monte Evereste, ao centro
-
Leopardo-das-neves (Uncia uncia)
-
Pandas-gigantes (Ailuropoda melanoleuca)
-
Tigre-da-indochina (Panthera tigris corbetti), que pode ser encontrado no sudeste do país