Redes de computadores/Redes sem fio

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Redes de computadores
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
              MEIOS SEM FIOS


Redes sem fios (também chamado de WIRELESS) Referem-se a um grupo de computadores e outros dispositivos em Rede, interligados sem uso de cabos mas sim através de ondas de rádio ou outras formas de onda electromagnéticas.


As tecnologias utilizadas nesse tipo de transmissão são::

           -•-INFRAVERMELHO√
           -•-BLUTOOTH√
           -•-WIRELESS√


-•-INFRAVERMELHO::-É um padrão de comunicação sem fio que utiliza ondas de luz para transmitir Dados em série. Ela funciona de maneira semelhante aos dispositivos de controlo remoto utilizados para operar aparelhos, em que raio infravermelho com foco estreito carregando informações e enviando do transmissor para o receptor.

Esta tecnologia permite interligar equipamentos e fazer transmissão de Dados. Por isso, basta ter em cada equipamento que possui estes dispositivos para fazer a transmissão e recepção dos raios.


-•-BLUTOOTH::-é uma tecnologia sem fio que utiliza rádio frenquência de baixa frenquência e curto alcance para se comunicar com dois ou mais dispositivos. Diferente do infravermelho, o Blutooth é capaz de transmitir através de objectos metálicos. Deste modo, um dispositivo que esteja transmitir sinais de Blutooth pode ser carregado no bolso ou pasta.

Para podermos utilizar esta tecnologia necessita-se de equipamentos que possuem ou são compatíveis com esta tecnologia que vai nos permitir criar a Rede.


-•-WIRELESS::-É uma tecnologia que funciona em frenquência do rádio, na maior parte Desde caso necessita de licença para ser instalado, a sua popularidade tem vindo a aumentar.