Recursos Educacionais Abertos/Licenças abertas e Creative Commons

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Licenças “Creative Commons BY, BY-SA e BY-NC-SA” são exemplos de licenças abertas utilizadas nas instituições de ensino superior. A revista reeduca fornece informações sobre REAs, redefinindo-o como Softwares Livres com liberdade de acesso, partilha do conhecimento, redistribuição de materiais didáticos digitais. É referido a existência de diferenças entre o conceito de software livre e o conceito de software de código aberto. O “código aberto é uma metodologia de desenvolvimento; o software livre é um movimento social” (Henriques 2017). Para Stallman (2014 cit. Por Henriques) o código aberto permite que os utilizadores manuseiem, livremente, (alterem e distribuam) tornando-o mais poderoso e confiável, podendo “ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrições”, desde que possuam licença. O sofware livre respeita os direitos autorais e de liberdade intelectual dos seus utilizadores.


Referências Bibliográficas

1.Henriques, João (2017). Os REA e o software livre. "REAeduca [Em linha]: revista de educação para o século XXI". ISSN 2183-7988. Nº 3 (2017), 8 p. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/6529. Acesso em: 06 de Novembro de 2019.

2. Stallman, R. (2014). Por que o Código Aberto não compartilha dos objetivos do Software Livre. O Sistema Operacional GNU Livre. Disponível em: http://www.gnu.org/philosophy/open-source-misses-the-point.pt-br.html. Acesso em 20 de Novembro de 2019.