Recursos Educacionais Abertos/Como criar

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Recursos Educacionais Abertos
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Para criarmos REAS podemos utilizar diversas aplicações e programas que normalmente utilizamos, o que o diferencia é a forma como serão partilhados.

Embora os documentos criados no Microsoft Word possam ser editados por diversas pessoas, é um formato fechado não há garantia de que os ficheiros possam ser abertos em todas as versões do programa, bem como se a  formatação inicial se mantenha, para além da utilização do programa em multiplataformas., podemos utilizar também a  versão online gratuita, Office 365.Aconselha-se a utilização de aplicações de formato aberto, por exemplo o ODT, que facilmente pode ser aberto e utilizado sem falhas em diversos editores de texto. A utilização de espaços virtuais de colaboração, como o google Docs, o Zohoo, são práticos e fiáveis, permite a edição de   texto, folhas de cálculo, apresentações, imagens, e a utilização por várias pessoas.

Os REAS em formato áudio, vídeo, imagens podem ser trabalhados em aplicações instaladas no computador ou com software livre e gratuito que se pode descarregar na Internet.

Alguns exemplos:


Texto

Microsoft Word, Office 365,

https://www.office.com/?omkt=pt-pt&auth=2

Google Docs,

https://www.google.com/docs/about/

Zoho

https://www.zoho.com/

Open Office

https://www.openoffice.org/pt/

Libre office

https://pt.libreoffice.org/


Imagem


Microsoft Picture Manager

Photoshop

Gimp

https://www.gimp.org


Video


Vlmc

https://www.videolan.org/vlmc/

Youtube

http://www.youtube.com


Audio


Audacity,

https://www.audacityteam.org/

Wavosaur

https://www.wavosaur.com/