Recursos Educacionais Abertos/Como REA pode me ajudar

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Recursos Educacionais Abertos
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Downes (2010)reconhece o potencial dos REAs como recurso poderoso de estímulo e motivação onde os agentes devem ser (pró)ativos, motivadores e interativos, capazes de inovar, repensar, redefinir, dar novo sentido aos REAs existentes. O autor frisa essa questão com tal veemência que transmite a ideia de que ser um agente provocador de transformação e inovação de materiais educativos é uma arte. A arte motivacional de aprendizagem. A Tech TV web do MIT é, por exemplo, é  um site de difusão de conteúdos educativos, com audiovisuais produzidos pela comunidade MIT (em 2008). Os conteúdos da TV tech web estão disponíveis na plataforma m-learning iTunes U. Esse espírito colaborativo na produção de conteúdos educativos reveste-se de extrema importância pois permite a rentabilização e redução dos custos envolvidos com os recursos humanos.

Estudos recentes demonstram que os alunos estão habilitados a assumir a responsabilidade pela sua aprendizagem quando são criadas oportunidades. É revelado que “é aqui que  melhor se expressa o paradigma construtivista da aprendizagem” (Morgado (2001).

Quintas-Mendes mostra que pensar em desenhar comunidades práticas pode envolver “ferramentas conceptuais partilháveis entre vários sujeitos que assim podem investir colaborativamente no desenho da aprendizagem (CONOLE, 2013” cit. em Mendes et al. 2019). É “através da partilha de conhecimentos e problemas e por meio de(uma procura ativa de ajuda e colaboração, os professores podem promover boas práticas pedagógicas num ambiente aberto e de colaboração (Quintas-Mendes & Wyszomirka , 2018)”.


Referências Bibliográficas

1. Downes, Stephen (2010). Agents Provocateurs. Stephen's Web. Disponível em:http://www.downes.ca/post/54026. Acesso: 28 de Outubro de 2019.

3. Morgado, Lina (2001). O Papel do professor em contextos de ensino online: Problemas e virtualidades

4. Quintas-Mendes A. Wyszomirska R. Maria (2018). Educação e Formação Docente no Contexto da Educação a Distância Online. Revista Tempos e Espaços em Educação, Vol.11, n. 01, pp 93-112, 2018. https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/9895 (acesso em 20 de Novembro de 2019)