Real Escotismo/Simbologia/Saudação

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
HeartMountainBoyScoutFlagRaising.jpg

A Saudação é próximo ao Sinal Escoteiro, só que deve ser levado a têmpora, com a palma voltada ao chão. A Saudação devem ser realizada pelo escoteiro a outro, pelo menos, na primeira vez que o vê, não há hierarquia o primeiro a ver é o primeiro a saudar.
Em sinal de respeito o escoteiro deve saldar a Bandeira Nacional, ou escoteira e ao ser entoado o Hino Nacional deve manter-se em posição de alerta e saudarem a bandeira. Em funerais e todas cerimônias solenes deve em um determinado momento saudar.

Mas porque?
A saudação remonta a uma época aonde os homens andavam armados, como forma de demonstrar a outro que não estava armado levantava-se a mão direita, com isso também passava a mensagem que estava entre amigos. Historicamente, a levar a mão a testa significava sinal de nobreza ou escuderia, pois servos não carregavam armas; isso foi levado a época de saudação removendo-se o chapéu, uma forma de dizer que não está em meio a esbórnia que tem uma vida estável e assalariada. Ou seja, a saudação é uma forma simbólica de dizer que tem índole e a pessoa que saúda também, além disso que está bem intencionado para com o próximo.