Real Escotismo/Pilares/Promessa

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Cerimônia da Promessa
Cquote1.png Pela minha honra, eu prometo que farei o meu melhor, para cumprir meu dever para com Deus e o Rei ajudar aos outros em todas as ocasiões obedecer a Lei Escoteira. Cquote2.png
— 'Promessa Original' - versão traduzida escrita originalmente por Lord Baden-Powell, em inglês.
A Promessa Escoteira sintetiza o embasamento moral do Movimento Escoteiro. No momento da Promessa, os membros do Movimento se comprometem voluntariamente, a se conduzir de acordo com a orientação moral do Movimento, reconhecendo a existência de deveres que tem de serem cumpridos. Os elementos da Promessa Escoteira estão contidos nos Princípios do Movimento Escoteiro.

Assim um verdadeiro escoteiro só torna-se um quando faz a Promessa, mas para as suas atividades de sede, se ele não sentir-se preparado para fazer a promessa ele não é obrigado a tal. Assumindo o compromisso ele deve seguir a risca o que prometerá dentro do grupo escoteiro ou fora dele.
A promessa ao longo dos anos teve seu texto adaptado, mas com o mesmo sentido, afinal ela se difundiu por centenas de países, repúblicas inclusive teve que se adequar a cultura local.