Raças de cães/Clumber Spaniel

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Clumber Spaniel é uma variedade antiga de spaniels, acredita-se que estejam presentes na Grã-Bretanha desde o século XVIII. Estes cães, teriam sido desenvolvidos na França, pelo duque de Noailles, mas com o início dos tumúltos que precederam a revolução francesa, o duque, preocuado com a segurança de seus cães, os teria enviado para a Inglaterra, sob os cuidados do duque de New Castle no castelo de “Clumber Park“, nas proximidades de Nottingham. Durante a revolução, o duque de Noailles foi executado, mas seus cães permaneceram seguros na Inglaterra, onde receberam o nome de Clumber spaniel e, por seu olfato extremamente apurado, foram muito apreciados como caçadores até o início do século XX.


Não se sabe que raças fizeram parte da formação da raça, mas algumas teorias acreditam que cães sabujos, talvez basset hounds estejam aparentados de alguma maneira com o clumber spaniel. Este cachorro é um caçador eficiente, mas seu corpo pesado faz com que cace lentamente, por isso acabou sendo substituido por outros cães spaniels na atividade de caça, permanecendo principalmente como um bom cão de companhia.


O Clumber spaniel é dócil e sociável, muito manso e tranquilo não possui nenhuma aptidão para a guarda (7ª colocação no ranking das piores raças para vigiar a casa). Raça divertida, paciente e resistente, se dará bem com crianças. O clumber é um cão muito inteligente, de fácil aprendizado (26ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren), ocosionalmente pode ser um pouco teiomoso, especialmente se o dono não souber educá-lo.


Este cachorro viverá melhor se tiver espaço parase exercitar, além disso deve ser levado para passear com frequência. Se estiver em áreas urbanas sempre deve sair de coleira, ou, devido ao seu olfato apurado pode se distrair tentando seguir alguma trilha de odor e se afastar do dono. Precisa ser escovado regularmente, pelo menos uma vez por semana. Além disso o dono deve cuidar da higiene das orelhas para evitar problemas de otite. A alimentação de um clumber também deve ser vigiada para evitar problemas de sobrepeso ou de obesidade.