REA - Educação a Distância e Ambientes de Aprendizagem/REA /REA - nome da estudante

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

INFÂNCIAS NA CIDADE[editar | editar código-fonte]

"As brincadeiras tradicionais trazem em sua bagagem cultural suas técnicas e regras, que são transmitidas e expressadas pela oralidade e por gestos. Conforme Friedmanm (1992), seus criadores são anônimos e essas brincadeiras estão sempre em transformação incorporando novos elementos."(SILVA, Eduardo Rodriguês da. Vamos Brincar de Preservar? As Brincadeiras Infantis como Patrimônio Imaterial.

Disponível em:http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1312923290_ARQUIVO_brincadeiras_e_patrimonio_definitivoerevisado2.pdf.Acessado em: 07/06/2014.)

O objetivo deste trabalho é resgatar as brincadeiras de rua como patrimônio cultural.Trago algumas das brincadeiras de meu bairro e proponho quem tiver outras do seu meio social que compartilhem.

Brincadeiras do meu Bairro:

Dois Contra Dois

Faz-se duas goleiras com chinelos, tijolos, pedras ou o que for, medindo 3 passos de distância. Divide-se a turma em dois times, sem nenhum goleiro.Todos jogam e ganha o time que fizer o maior número de gols na goleira adversária.

Três Dentro e Três Fora

Um goleiro fica no gol para defender as bolas da dupla que vai jogar, os dois jogadores contra o goleiro. Neste jogo ganha quem fizer três gols e perde quem jogar três bolas para fora da goleira, se isso acontecer o jogador vira goleiro.

Fugueirão Escolhe-se o portão de um vizinho. Um Goleiro e dois jogadores. Ganha quem fizer dois gols primeiro.

Pé na bola Escolhe-se dois jogadores, um chuta a bola para longe dos demais e o outro vai atrás da bola, enquanto todos se escondem. Quando ele volta com a bola, a deixa no meio da rua e sai a procura dos jogadores que estão escondidos. Quando encontra, coloca o pé na bola e diz um, dois, três e pé na bola. Se ele se distrair um dos escondidos pode chutar a bola novamente e diz um, dois, três, pé na bola, salva tudo. Termina o jogo quando se acha todos os jogadores.

Siga ao mestre Todos de bicicleta, um vai à frente e cria um caminho cheio de obstáculo ou inventa manobras. Os que estão atrás tem que fazer o mesmo caminho, se não conseguir ele vira o mestre, criando um novo caminho ou novas manobras. Exemplo de Manobras: Empinar, Surfar e soltar as mãos.Surfar:Tirar os dois pés do pedal, coloca-se um pé no ferro do meio da bicicleta e outro no banco, com as mãos no guidão.

Policia e ladrão È divido a turma no discordar, quem ganha é a polícia e quem perde é o ladrão. A polícia tem que pegar os ladrões, quando terminar de pegar todos os ladrões, inverte-se os papéis, a polícia vira ladrão e o ladrão vira polícia. As armas são confeccionadas de folhas de ofício.