REA - Educação a Distância e Ambientes de Aprendizagem/Escola 1

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Escola[editar | editar código-fonte]

Possibilidades Comunicativas[editar | editar código-fonte]

O que quero comunicar?[editar | editar código-fonte]

O objetivo é investigar quais são os fatores que determinam ou influenciam para o número crescente de crianças com sobrepeso e obesas inseridas no ambiente escolar e quais são as suas consequências, verificando se de fato a merenda escolar favorece o aumento desses índices ou se são os hábitos herdados de familiares que mais influenciam, juntamente, se há diferença dessas taxas entre os sexos. Os alunos podem buscar fotos de alimentos considerados saudáveis como frutas e verduras, e de alimentos que eles não consideram saudáveis,por exemplo, excesso de sal ,açúcar e gordura que aumentam a obesidade. Também é possível fazer um vídeo para outras crianças com dicas para se alimentar bem apontando os malefícios de alguns hábitos alimentares.

Narrativa da imagem[editar | editar código-fonte]

Esta foto foi tirada na cozinha da Escola Municipal Morro da Cruz em Porto Alegre, seus alunos possuem renda baixa e a maioria se beneficia do Programa Bolsa Família. A cozinha é um ambiente limpo, grande e trabalham lá 3 cozinheiras para alimentar 1600 crianças por dia, suas frutas e verduras são oriundas da agricultura familiar. Muitas crianças repetem várias vezes a comida da escola,por ser a única fonte de alimentação do dia. Outras já levam lanches de casa como, salgadinhos, refrigerantes e biscoitos recheados. Nas últimas décadas se observou uma transição nos padrões nutricionais da população brasileira, tais como, o aumento do consumo de refrigerantes, açúcar, como também no aporte relativo de gorduras e produtos industrializados em geral, da mesma forma, houve uma diminuição de alimentos básicos e tradicionais na dieta do brasileiro, como arroz, feijão, farinha de mandioca, frutas, hortaliças e leite. . Dos produtos recebidos através do Programa Nacional de Alimentação do Escolar (PNAE) no ano de 2014 nas escolas municipais de Porto Alegre, no mínimo 30% são oriundos da agricultura familiar. Os alimentos fornecidos na escola no lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e janta são de qualidade e equilibrados nutricionalmente, as cozinheiras preparam as refeições com pouca quantidade de sal, gordura e açúcar.A interação entre as nutricionistas e as escolas promove consequentemente a saúde e a incorporação de hábitos alimentares saudáveis que reduzem doenças como a obesidade. As cozinheiras parecem gostar do que fazem e as crianças ficam felizes na melhor hora do dia, a de comer. É a impressão que tive do "estar junto" à cultura do pesquisado. Na foto, a cozinheira está com um sorriso,mostrando a comida que fez toda orgulhosa,porque sabe que é saudável e equilibrado nutricionalmente.


SUGESTÕES PEDAGÓGICAS EM 4 REAs[editar | editar código-fonte]

O colega professor pode revisar o REA que está criando através de pesquisas com outros REAs ou vídeos na internet, livros, filmes, pesquisa de campo, todo dia é possível revisar e adaptar as necessidades do momento. Também permitir comentários de outras pessoas para ir se moldando a assuntos que as pessoas se interessam mais. Pode incluir no seu REA fotos, vídeos, trabalhos iniciados ou concluídos, reflexões e discussões de alunos a respeito do assunto trabalhado.É um recurso para informar e também para os alunos levarem materiais novos através da pesquisa, faz com que haja mais envolvimento do professor e aluno. Remixar os REAs é importante para a educação ,porque se adapta o mesmo assunto a cada realidade, os aspectos de cada cultura.Os colegas podem remixar o conteúdo e no momento de redistribuir em grupos é importante contar como é no lugar de origem do assunto do REA abordado e também como é na escola e a cidade de onde está, isso faz com que se torne mais rico. Em relação a ser reutilizado por outros professores da mesma área é maravilhoso, porque muitas pesquisas e trabalhos ótimos ficavam só na sala de aula de uma escola e com o REA é possível compartilhar com mais pessoas de diferentes locais conteúdos relevantes e que ajudam na metodologia para a aula se tornar mais interessante. Os colegas podem compartilhar o conteúdo mencionando a origem do material, uma forma de mostrar os direitos autorais. Os colegas podem remixar o que eu criei dando dicas , apresentando fatos, comentando ,sem esquecer de mencionar quem criou e o que está alterando.