REA - Educação a Distância e Ambientes de Aprendizagem/Educação de Jovens e Adultos & Música

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< REA - Educação a Distância e Ambientes de Aprendizagem
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Este item nos auxilia na discussão sobre materiais e práticas que podemos utilizar na Educação de Jovens e Adultos. Obviamente, a música esta presente na escola, contudo, podemos observar que o seu uso não é tão recorrente na EJA - o que é um equivoco!

A utilização das mídias na EJA contribui para o desenvolvimento de um trabalho interligado entre as possibilidades do mundo e as práticas da escola e docente. Ou seja, para que a aula seja interessante e possa contribuir de forma significativa para os estudantes podemos (e devemos) pensar em alternativas que incluam a cultura e as possibilidades que as mídias proporcionam. Assim, podemos dar um salto de qualidade na nossa aula e, quem sabe, na própria escola. Nesse sentido, utilizar a música para compor aulas de interação, intercambio cultural e articulação de conteúdos de forma interdisciplinar pode ser uma boa ideia!

Através da música podemos desenvolver projetos de interação entre estudantes e professores, afinal este é um assunto comum, então podemos partir deste tema comum para valorizar os conhecimentos prévios dos estudantes, trocar experiencias e desconstruir preconceitos.

Usando a criatividade para tornar a sala de aula um espaço de valorizações e interações!