Química inorgânica/Introdução/Estrutura do átomo

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Searchtool.svg Este módulo precisa ser revisado por alguém que conheça o assunto (discuta).

Os átomos não se extinguem ou se criam. Um grama de água, por exemplo, possui aproximadamente cem sextilhões (1023) de átomos (3,3 x 1022 moléculas). Apesar disso, sabemos como eles são:

EisenatomLichteffekt.svg

As bolas ilustradas são chamadas partículas atômicas. Elas são:

  • Prótons (p) - os prótons na ilustração são bolas vermelhas, e são a identidade do átomo. Sua carga é positiva;
  • Nêutrons (n) - os nêutrons na ilustração são as bolas azuis, e a carga é nula;
  • Elétrons (e) - os elétrons na ilustração são as bolas brancas, e sua carga é negativa.

Você já deve ter ouvido a famosa lei física das cargas os opostos se atraem. Esta regra também é aplicada ao átomo. Os prótons exercem uma força sobre os elétrons que os atraem. Além disso, a quantidade de elétrons no átomo é, na maioria dos casos, igual à quantidade de prótons. Já a quantidade de nêutrons, geralmente é próxima à quantidade de prótons. Os átomos podem perder essas partículas por fenômenos que não serão tema deste livro.

Conical flask blue.svg Núcleo atômico[editar | editar código-fonte]

O núcleo do átomo é um aglomerado de prótons e nêutrons. A quantidade de partículas no núcleo denomina-se massa atômica, - que corresponte a massa total do átomo - pois o nêutron e o próton possuem massa próxima e superior a do elétron (que é praticamente desprezível). Usualmente se utiliza a letra A. Podemos descrever, então:

A quantidade de prótons (p) também é conhecida por número atômico (Z). Cada elemento possui um determinado número atômico, que pode ser visualizado na tabela periódica e esse número que caracteriza o elemento químico.

Já o número de nêutrons não altera o elemento, por isso o número de massa também não o altera. Veja, abaixo, alguns exemplos de átomos:

Átomo Número
atômico
Número
de nêutrons
Massa
atômica
Representação
Hidrogênio 1 0 1 + 0 = 1 H ou H-1 ou 1H
Deutério 1 1 1 + 1 = 2 H ou H-2 ou 2H
Trítio 1 2 1 + 2 = 3 H ou H-3 ou 3H

Observe que, independentemente do número de nêutrons e de massa, os três átomos recebem a designação H, porque os três tem o número atômico igual a 1. Caso se deseje destacar a massa do átomo, existem duas maneiras de fazê-lo, como você pode notar. Átomos de mesmo número atômico, mas de diferentes massas, como no caso acima, são denominados isótopos. Neste caso, o deutério e o trítio são isótopos de hidrogênio.

Conical flask blue.svg Eletrosfera[editar | editar código-fonte]

A eletrosfera é a parte do átomo em que circundam os elétrons. A eletrosfera é dividida em várias camadas, na natureza o maior número de elétrons já encontrado em um átomo foi:

  • Camada K - 2 elétrons;
  • Camada L - 8 elétrons;
  • Camada M - 18 elétrons;
  • Camada N - 32 elétrons;
  • Camada O - 32 elétrons;
  • Camada P - 18 elétrons;
  • Camada Q -8 elétrons.

A camada K é a mais próxima do núcleo, enquanto que a camada Q é a mais distante. Todos os átomos possuem ao menos uma camada.

Assim como a quantidade de nêutrons é mutável, a quantidade de elétrons é. Os átomos são considerados neutros quando a quantidade de elétrons totais é igual ao número atômico. Veremos com mais detalhes esta característica adiante.