Qt/Plataformas suportadas

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Qt
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Plataformas suportadas[editar | editar código-fonte]

Qt é uma aplicação multi-plataforma e estrutura de interface. Usando Qt, você pode escrever aplicações GUI uma vez e implantá-los em desktop ou em sistemas operacionais móveis e incorporados sem reescrever o código fonte. Em Qt 5 todas as plataformas são criados utilizando a nova plataforma Qt Abstraction (QPA), o que torna mais fácil do que antes para porta Qt para um novo sistema operacional.

Qt é compatível com uma variedade de plataformas de 32-bit e 64-bit, e geralmente pode ser construído em cada plataforma com GCC, um compilador fornecido pelo fornecedor, Open GL (ES) 2.0 ou DirectX 9 (com ANGLE) é necessária para Qt Quick 2. Widgets e Qt Quick 1 pode ser usado também sem aceleração de hardware.

plataformas de desktop[editar | editar código-fonte]

Você pode desenvolver com Qt nas seguintes plataformas de desktop:

Plataformas embarcadas[editar | editar código-fonte]

Você pode desenvolver com Qt para as seguintes plataformas embarcadas:

  • Android
  • iOS
  • Windows 8 (WinRT)
  • BlackBerry 10
Configurações de referência[editar | editar código-fonte]

A configuração de referência é uma combinação de uma versão do sistema operacional, uma versão do compilador, e um sistema gráfico. A tabela a seguir mostra as configurações que são testados pelo Projeto Qt:

Plataforma Compilador
Ubuntu Linux 11.10, X11 (32-bit and 64-bit) Conforme previsto pelo Ubuntu
Ubuntu Linux 12.04, X11 (64-bit) Conforme previsto pelo Ubuntu
Microsoft Windows 7 (32-bit) MSVC 2010 SP1
Microsoft Windows 7 (32-bit) MinGW-builds gcc 4.8.0 (32-bit)
Microsoft Windows 8 (32-bit and 64-bit) MSVC 2012 SP2
Apple Mac OS X 10.7 "Lion", Cocoa (64-bit) Clang as provided by Apple
Apple Mac OS X 10.8 "Mountain Lion", Cocoa (64-bit) Clang as provided by Apple

Todas estas configurações de referência são executados no sistema de integração contínua (CI) do Projeto Qt. Além disso, eles são submetidos a suíte de teste de unidade e de outras ferramentas de testes internos em uma base frequente (antes de novas versões, árvore fonte de ramificação, e em outros pontos período significativo no processo de desenvolvimento). Erros ou bugs descobertos nessas plataformas são priorizados para a correção. Erros significativos descobertos em configurações testadas pode afetar as datas de lançamento.

Quaisquer configurações não listados acima não são testados ativamente pelo Projeto Qt. O Projeto Qt não executa sua suíte de teste de unidade ou realizar quaisquer outros testes internos sobre configurações não listados acima. No entanto, Qt pode ser executado em diferentes daqueles testado ativamente em configurações e configurações adicionais podem ser levantadas para o estado testado, se o esforço suficiente é feito para trazer de integração contínua para um estado aceitável para essa configuração particular.

Em adição à referência plataformas Qt é ocasionalmente testado em outras configurações em que é conhecida a funcionar bem. Estes incluem, por exemplo:

Plataforma Compilador
Ubuntu Linux 10.04, X11 (32-bit) As provided by Ubuntu
Microsoft Windows XP (32-bit) MSVC 2008
Apple Mac OS X 10.6 "Snow Leopard", Cocoa (32-bit) GCC as provided by Apple

Parceiros Qt e projetos open source e usuários da comunidade são capazes de prestar assistência com várias plataformas diferentes e configurações suportadas.

Disponibilidade de pacotes de instalação de binários[editar | editar código-fonte]

O Projeto Qt fornece pacotes de instalação do Qt binários para todas as plataformas de referência de [1]. O site fornece links para download de todas as plataformas de desenvolvimento apoiados.

A página do Programa de Instalação Qt tem mais informações sobre os instaladores.