Qt/O que há de novo no Qt 5

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Qt
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Qt 5 é a última versão do Qt. Ele permite que os desenvolvedores desenvolver aplicações com interfaces de usuário intuitiva para múltiplas plataformas, mais rápido do que nunca. Qt 5 faz com que seja mais fácil de lidar com as mais recentes mudanças de paradigma de interface do usuário que telas sensíveis ao toque e tablets exigem.
Os desenvolvedores podem ser mais produtiva e flexível com o suporte melhorado para JavaScript e QML em Qt 5, e ainda ter a C++ e o apoio Qt Widget. O backend JavaScript alimentado por V8 e Qt WebKit 2 fará desenvolvedores HTML5 sentir-se em casa.
Qt 5 é altamente compatível com Qt 4. É possível para os desenvolvedores de aplicativos Qt 4 para mover continuamente para Qt 5 com a sua funcionalidade atual e gradualmente desenvolver coisas novas, aproveitando todos os grandes itens Qt 5.
Portabilidade entre plataformas é mais simples em Qt 5, graças à nova base de código modular, composto pelos módulos essenciais e add-on, e da consolidação da Plataforma Abstraction Qt.
As seções a seguir resumem algumas das principais características que o Qt 5 traz para a mesa.

Conteudo[editar | editar código-fonte]

Gráficos incrível capacidade e performance[editar | editar código-fonte]

Qt 5 utiliza um cenário gráfico baseada em OpenGL para acelerar os gráficos do Qt Quick, tornando-se possível fazer interfaces de usuário visualmente atraente com animações, efeitos gráficos impressionantes e sistemas de partículas, mesmo nos ambientes de hardware limitados de dispositivos móveis e incorporados.

Qt5 shadereffect.jpg
Os benefícios desta mudança arquitetônica no motor de renderização é bem demonstrado pelos seguintes projetos:

  • Pimp my video - Efeitos de vídeo implementado utilizando a linguagem de shader com QML.
  • QtMediaHub - O poder e a conveniência de Qt Quick.

QtonPi - Um bom exemplo de Qt 5 rodando no hardware de baixo custo, Raspberry PI.

Qt Quick em Qt 5[editar | editar código-fonte]

Qt Quick fornece a infra-estrutura necessária para desenvolver aplicações QML. A versão mais recente (v2.0) esta tecnologia também introduz um conjunto de novas classes C, como um substituto para o QDeclarative * equivalentes em Qt Quick 1. Os novos recursos do Qt Quick incluem:



Canvas para desenho. Canvas fornece uma API que é semelhante ao HTML5 Canvas API, juntamente com alguns recursos adicionais.

Efeitos de sombreamento que permitem programas de sombreamento GLSL para ser integrado diretamente no código QML e aplicados aos itens e imagens.


Partículas para criar uma variedade de sistemas de partículas 2D.

Sprites pode ser usado para animar objetos gráficos 2D e como uma fonte para os sistemas de partículas.

Armazenamento offline é um banco de dados HTML5 Web API conformant JavaScript API para armazenamento de dados em aplicativos Qt rápidos. Janela fornece uma janela de nível superior eo tipo de tela para acessar uma resolução de tela e outros detalhes. Isso é útil para aplicações desktop desenvolvidos usando Qt rápida. Nova arquitetura de renderização baseada em OpenGL para um ótimo desempenho.