Qt/Interfaces de Usuário

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Qt
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Interfaces de Usuário[editar | editar código-fonte]

Qt apresenta várias tecnologias para a criação de interfaces de usuário. Embora seja possível misturar e combinar estas tecnologias diferentes, conforme necessário, é uma abordagem muitas vezes mais adequados para um determinado tipo de interface de utilizador do que os outros. Qt Creator é um bom exemplo de uma aplicação que combina diferentes tecnologias de interface de usuário. Na verdade, ele usa todas as três abordagens diferentes descritas abaixo. Qt Creator usa os Qt Widgets tradicionais, como menus e caixas de diálogo como base da interface do usuário, Qt Quick entre outros para a tela de boas vindas, e Qt WebKit para apresentar a documentação de referência do Qt. As seguintes seções fornecem breves introduções para as tecnologias disponíveis para a criação de interfaces de usuário, e uma tabela de comparação para ajudar a escolher a melhor tecnologia adequada.

Interfaces Gráficas QML[editar | editar código-fonte]

QML permite aos desenvolvedores criar interfaces de usuário de uma forma declarativa. Interfaces de usuário beneficiar especificamente a partir da simplicidade da composição de objetos QML e configurá-los usando ligações de propriedade.

Qt Quick é um módulo que fornece tipos QML para a criação de interfaces com o usuário, como uma tela visual com o seu próprio sistema de coordenadas e motor de renderização. Efeitos de animação e transição são um conceito de primeira classe em Qt Quick efeitos e visual pode ser complementado através de componentes especializados para partículas e efeitos de sombra.

Tópicos importantes da interface do usuário para aplicações QML

Controles gráficos

O módulo Controles Qt Quick é novo no Qt 5.1 e fornece um conjunto de elementos de interface do usuário para criar interfaces de usuário usando Qt Quick 2 .

Para mais informações sobre como criar interfaces de usuário do aplicativo com QML , visite a página de interfaces de usuário QML .

Qt Widgets[editar | editar código-fonte]

Qt Widgets são elementos de interface de usuário tradicionais que são normalmente encontrados em ambientes de desktop. Os widgets integrar bem à plataforma subjacente fornecendo look'n'feel nativo no Windows, Linux e Mac OSX. Os widgets são maduros e apresentam elementos de interface de usuário rica adequados para interfaces de usuário em sua maioria estáticas. Em contraste com Qt Quick, os widgets não escala muito bem para telas sensíveis ao toque e fluido , interfaces de usuário moderna altamente animados. Os widgets são uma boa escolha para aplicações com interfaces centradas no desktop tradicionais, como aplicativos tipo office.

Conceitos importantes na Qt Widgets[editar | editar código-fonte]
Exibindo o conteúdo da Web[editar | editar código-fonte]

Qt fornece um mecanismo de layout baseado em WebKit com suporte para uma ampla gama de web techologies padrão como HTML, CSS e JavaScript, que tornam possível para incorporar o conteúdo da World Wide Web em sua aplicação Qt . Qt características tanto QML baseado em WebKit e C++ API.

Qt WebKit exibe conteúdo web através do tipo QML WebView enquanto o Qt WebKit Widgets apresenta uma API C++ para renderizar e interagir com o conteúdo da web.

A principal diferença entre as duas APIs é que WebView utiliza uma arquitetura multi- processo , WebKit2 , com um processo de renderização web separado. O C + + API utiliza a versão anterior do WebKit , que tem uma arquitetura de processo único .

Veja também Integrando Web Content.

comparação

Note-se que a escolha da tecnologia adequada para a construção de uma interface de usuário não é sempre preto e branco, mas pode depender de vários critérios , tais como a outras tecnologias existentes utilizadas em um projeto , ou mesmo direcionar limitações da plataforma. Até certo ponto , muitos itens da tabela seguinte pode ser implementada utilizando qualquer uma das três tecnologias disponíveis. A tabela a seguir visa apenas ajudar você a escolher a melhor ferramenta adequada para o trabalho.