Qt/Ferramentas de Desenvolvimento

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Qt
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Development Tools[editar | editar código-fonte]

Qt é projetado para o desenvolvimento de aplicações e interfaces de usuário uma vez e implantá-los em vários sistemas operacionais móveis e desktops.


A maneira mais fácil de iniciar o desenvolvimento de aplicações com Qt é baixar e instalar o Qt 5. Ele contém bibliotecas Qt, exemplos, documentação e as ferramentas de desenvolvimento necessárias, tais como o Criador ambiente integrado de desenvolvimento Qt (IDE).


Qt Creator fornece ferramentas para realizar suas tarefas ao longo de todo o ciclo de vida de desenvolvimento de aplicações, desde a criação de um projeto para implantar o aplicativo para as plataformas de destino. Qt Creator automatiza algumas tarefas, tais como a criação de projetos, através de assistentes que guiam você passo-a-passo através do processo de criação do projeto, criar os arquivos necessários e especificar as configurações, dependendo das escolhas que você faz. Além disso, ele acelera algumas tarefas, tais como a escrita de código, através da oferta de realce de semântica, verificação de sintaxe de código, completação de código, ações de refatoração e outros recursos úteis.

Qt-creator-gs.png

As seguintes ferramentas Qt estão integrados no Qt Creator:


  • Qt Designer para projetar e construir interfaces gráficas de usuário (GUI) do Qt widgets. Você pode compor e personalizar seus widgets ou diálogos em um editor visual, e testá-los utilizando diferentes estilos e resoluções. Você pode acessar o Qt Designer do Qt Creator no modo de design (1).


  • qmake para a construção de aplicativos para diferentes plataformas de destino. Você também pode usar outro construtor de automação, como CMake ou Autotools. Você pode executar qmake e CMake do Qt Creator para construir aplicações. Você especifica o sistema de compilação no modo de Projetos (2).


  • Qt Linguist para aplicações localizatórios. Qt Linguist contém ferramentas para as funções tipicamente envolvidos na localização de aplicativos: desenvolvedores, tradutores e gestores de lançamento. Você pode executar o lupdate e ferramentas lrelease no menu Qt Creator Tools.


  • Assistente Qt para visualizar a documentação Qt. Você também pode visualizar a documentação no Qt Creator. A documentação instalada com o Qt 5 é exibido automaticamente no modo de Ajuda (3), e você pode adicionar documentos à lista.

Além disso, você pode usar as ferramentas listadas na tabela a seguir.

Ferramenta Descrição
makeqpf Criar fontes pré-renderizados para dispositivos embarcados.
Meta-Object Compiler (moc) Gerar informações de meta-objeto para QObject subclasses.
User Interface Compiler (uic) Gera objetos meta-información para subclases QObject.
Resource Compiler (rcc) Incorpora recursos em aplicações Qt durante o processo de construção.
QtDBus XML compiler (qdbusxml2cpp) Uma ferramenta para converter as descrições de interface D-Bus para código-fonte C++ .
D-Bus Viewer A ferramenta de introspecção objetos D-Bus e mensagens. Disponível a partir do Qt SDK ou 5 repositório qttools o Qt.