Python/Conceitos básicos/Estrutura de dados/Tuplas

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Python‎ | Conceitos básicos‎ | Estrutura de dados
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

As tuplas, é semelhante as listas, porém, tem o conceito diferente, uma vez criada, não se pode modificar os valores dentro dela, por isso, ela recebe o atributo de imutável na "língua dos programadores".

As tuplas, são parecidas como uma lista, a diferença está no uso do parênteses "( )" ao invés dos colchetes "[ ]". Vamos usar um exemplo de para seu uso; vamos criar uma tupla para criar uma dimensão de uma primitiva em formato quadrado:

         dimensions.py

(1ºLinha) dimensions = (200, 50) (2ºLinha) print(dimensions[0]) (3ºLinha) print(dimensions[1])

Definimos a tupla, neste exemplo, suas dimensões na 1º Linha, usando parênteses no lugar de colchetes, . Na segunda linha demos instruções para ler o primeiro valor; e na terceira linha, instruções para ler o segundo valor.

Vamos agora, tentar alterar esse valor dos itens da tupla dimensions:

dimension = (200, 50) dimensions[0] = 250

O código na segunda linha tenta mudar o valor da primeira dimensão, mas Python devolve um erro de tipo. Isso ocorre, por estarmos tentando alterar uma tupla, o que não pode ser feito para esse tipo de objeto, Python nos informa que não podemos atribuir um novo valor a um item em uma tupla: Traceback (most recent call last): File "dimensions.py", line 1, in <module> dimensions[0] = 250 TypeError: 'tuple' object does not support item assignment Esse comportamento é positivo, pois, queremos que Python gere um erro se uma linha de código tentar alterar as dimensões do nosso objeto criado.