Python/Conceitos básicos/Estrutura de dados/Listas

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Python‎ | Conceitos básicos‎ | Estrutura de dados
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Semelhante á vetor usado em outras linguagens em Python e definido como um conjunto ordenado e mutável delimitado por colchetes com itens, também chamados de elementos, separados entre si por virgula. Em uma mesma lista pode haver itens de tipos de dados diferentes.

Exemplo:

lista1 = [] #Lista com zero elementos, também chamada de lista vazia.
lista2 = [1, 2, 3]  #Lista com todos os elementos do tipo inteiro.
lista3 = [5, 'Casa', '42', 8.8] #Lista com elementos do tipo inteiro, string e float.

Acesso a elementos de uma lista[editar | editar código-fonte]

Os elementos de uma lista são ordenados pelo número de índice, o qual sempre começa em 0, deste modo o índice do primeiro elemento de qualquer lista é sempre 0 e do último é igual ao comprimento (total de elementos) da lista menos 1 (n-1).

Para o caso de se indicar o elemento da lista a ser usado usamos o índice que este elemento ocupa na lista entre colchetes na frente do nome da lista onde este elemento se encontra.

Usando o interpretador Python e variável lista3 do exemplo anterior temos que:

>>>lista3[0]
5
>>>lista3[1]
'Casa'
>>>lista3[3]
8.8

Uma particularidade é que o último elemento de qualquer lista pode ser acessado pelo índice -1, logica parecida se aplica ao penúltimo, antepenúltimo e assim sucessivamente, bastando incluir o sinal de menos (-) a frente do número e assim teremos uma contagem de índice a partir do final da lista, porém neste caso não iniciando em 0 e sim -1.

>>>lista3[-1]
8.8
>>>lista3[-2]
'42'
>>>lista3[-3]
'Casa'

Listas aninhadas[editar | editar código-fonte]

Também existe a possibilidade de um dos elementos de uma lista ser uma outra lista

lista4 = [1, 2, ['a', 'b'], ['Cachorro', 'Gato']]

Para o caso de listas aninhadas o acesso á um de seus elementos se dá da mesma forma que em uma lista comum, com a diferença que o valor retornado será uma lista; para acessar elementos de uma lista que esteja aninhada em outra lista procede-se da seguinte forma:

>>>lista4[indice][indice]

No primeiro par de colchetes, logo após o nome da lista (no caso lista4), é colocado o índice que a lista aninhada ocupa dentro da lista4, no segundo par de colchetes é colocado o índice que o item ocupa dentro da lista que está aninhada. Com o exemplo de código acima o interpretador e seguindo a lógica apresentada no interpretador Python:

>>>lista4[2][0]
'a'
>>>lista4[3][-1]
'Gato'
>>>lista4[-1][-2]
'Cachorro'